Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Publicitário atrai o público para vender produto

MARKETING FAZ ANÁLISE DE MERCADO E ESTUDA DESEJO DO CONSUMIDOR

Isadora Brant/Folhapress
O publicitário Marcio Santoro, copresidente da agência África
O publicitário Marcio Santoro, copresidente da agência África

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O publicitário é o profissional responsável por transmitir determinada imagem de um produto para um público-alvo. Planeja, cria e executa campanhas publicitárias dentro dos limites estabelecidos pelo cliente.

Estar por dentro das novas mídias é requisito na área. "Sou viciado nas quatro telas: televisão, computador, iPad e smartphone", diz Marcio Santoro, copresidente da agência África, criadora do anúncio de banco em que um bebê ri de contas rasgadas.

Santoro, 42, graduado em publicidade e propaganda pela ESPM, chegou a estudar direito, mas abandonou o curso por falta de afinidade.

Já o marketing está ligado à administração, estuda mercados e tenta entender os desejos do consumidor, traduzindo-os em produtos e serviços.

O profissional do marketing é considerado a voz do consumidor dentro de uma empresa. Com cálculos e estatísticas, ele pesquisa, visualiza tendências e projeta estratégias para determinado público.

Depois da análise de mercado, o marketing usa a publicidade como uma ferramenta para "conversar" com o consumidor e contar sobre um produto ou serviço.

O publicitário é o responsável por estabelecer essa comunicação na linguagem mais adequada, cativando o público.

Pode coordenar o processo de criação (diretor de criação), desenvolver a parte gráfica (diretor de arte) ou criar slogans para a campanha (redator).

Para Santoro, a formação em marketing ou publicidade não restringia o profissional a atuar em uma única área nas agências de publicidade. Mas hoje o mercado está mudando.

"As bases do marketing e da propaganda são muito boas para alguém ficar tanto de um lado quanto do outro. Mas o mercado está se especializando. A transição vai ficar mais difícil."

(PEDRO IVO TOMÉ)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.