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ONG americana atua no Brasil há 27 anos

DE BRASÍLIA

Em 27 anos de atuação no Brasil, a Junior Achievement já chegou a 400 mil alunos de ensino fundamental e médio - 95% da rede pública de educação.

Os oito programas oferecidos pela Junior vão de temas como economia pessoal a sustentabilidade. O mais conhecido é o projeto Miniempresa, em que estudantes de ensino médio passam por todas as etapas de criação de um negócio.

Em um ano, os grupos pensam em um produto, criam um plano de negócio, levantam capital, produzem, vendem e, enfim, distribuem os lucros da empresa aos acionistas.

A proposta da entidade, que nasceu em 1919 nos Estados Unidos, vai além de oferecer técnicas para operar um negócio, diz o presidente do Conselho Diretor da Junior Achievement, Amadeo Comin, de 50 anos.

"A ideia é levar os jovens a buscar transformações na sua vida, a questionar a realidade à sua volta", afirma Comin, um executivo que há quatro anos participa, como voluntário da Junior, de debates sobre ética com estudantes de uma escola na zona leste de São Paulo.

Os programas da Junior Achievement são mantidos por empresas. Mais de 700 companhias já participaram, entre elas TAM, Nextel, HSBC e Johnson&Johnson.

Os executivos das empresas atuam como orientadores e conselheiros nos projetos.

Neste ano, a previsão é chegar a 20 mil empresários e profissionais voluntários, um crescimento de 25% em relação a 2011, e 500 mil alunos em todo o país.

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