Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vila Mariana é o 'oásis' paulistano

'Campeão de satisfação', distrito passou o Alto de Pinheiros; morador do Jardim Paulista continua o mais fiel

OLÍVIA FLORÊNCIA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

De um lado, as linhas verticais do prédio do Instituto Biológico e uma vida noturna que começa a ferver, na Vila Mariana. Do outro, casarões e o parque Villa-Lobos, no Alto de Pinheiros. Qual sai na frente? Para os entrevistados pelo Datafolha, Vila Mariana.

O distrito na zona sul "desbancou" Alto de Pinheiros, primeiro colocado em 2008, como o mais bem avaliado dos 96 distritos de São Paulo.

Neste ano, ambos empataram com a nota mais alta: 6,7. Mas Alto de Pinheiros teve queda levemente maior em relação a 2008, quando recebeu nota 7. Naquele ano, a Vila Mariana tinha 6,9.

Os moradores do novo "campeão de satisfação" dificilmente reclamam de seu bairro. Quais as desvantagens de morar na Vila Mariana? Para a analista de sistemas Caroline Costa, 34, moradora da região há dez anos, nenhuma.

Mas se é para elogiar, ela faz a lista. "O transporte é eficiente, o bairro é seguro e estou perto de tudo", resume.

De 2008 para cá, o que mais piorou por ali foi a nota para a não ocorrência de enchentes, que caiu de 8,9 para 8.

O que mais melhorou, segundo os entrevistados, foi a qualidade do ar. A nota para o item pulou de 5,1 para 6,1.

Não foi só a primeira colocação que mudou na avaliação dos distritos. O "lanterna" também não é o mesmo.

Em 2008, Brasilândia, na zona norte, estava no fim da lista, com nota 4,1. Hoje, está em 89º com 4,8. Agora, o distrito pior avaliado é Parelheiros, no extremo sul da cidade. Ali, a nota dos entrevistados caiu de 6,6 para 5,5. A maior reclamação dos moradores é a falta de silêncio nas ruas.

Apesar de estar em último lugar, Parelheiros não foi o que mais piorou. Este "mérito" ficou com a tradicional Mooca, na zona leste: foi da 7ª para a 27ª colocação. Por ali, o que caiu foi a avaliação do número de escolas particulares, que era 8,3 em 2008 e agora é 6,5.

Na outra ponta, o distrito que mais melhorou foi Carrão, também na zona leste, que saltou do 36º para o 7º lugar. Destaque para a melhora nas ações voltadas para os jovens -a nota subiu de 5,8 para 6,5.

MUITO MELHOR

Apesar das mudanças, algumas coisas continuam as mesmas em São Paulo. O Jardim Paulista, na zona oeste, ainda tem os moradores mais "fieis" da cidade. Quem mora ali, considera seu bairro muito melhor que os outros.

Caroline Azar, 30, tem um restaurante na região e vive lá há dez anos. O que mais elogia é a proximidade com todas as coisas essenciais. "Só pego carro no fim de semana."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.