Índice geral Especial
Especial
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ESPECIAL/ELEIÇÕES 2012

SERRA E HADDAD DISPUTAM SEGUNDO TURNO EM SÃO PAULO

n-1 REVIRAVOLTA INÉDITA LEVA PETISTA E TUCANO À DECISÃO n-1 LÍDER DA CORRIDA ATÉ A RETA FINAL, RUSSOMANNO TERMINA EM TERCEIRO LUGAR n-1 PREFEITOS DO RIO E DE BELO HORIZONTE SÃO REELEITOS

DE SÃO PAULO

O ex-prefeito José Serra (PSDB) e o ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT) vão disputar o segundo turno das eleições à Prefeitura de São Paulo.

Foi a reviravolta mais abrupta de uma eleição à Prefeitura de São Paulo desde a redemocratização, em 1988. Após liderar as pesquisas durante quase toda a campanha, o ex-apresentador de TV e ex-deputado federal Celso Russomanno (PRB) perdeu nove pontos em dez dias e caiu do 1º para o 3º lugar.

Com a apuração praticamente concluída, ontem à noite, Serra, 70, tinha 31% dos votos válidos. Haddad, 49, atingira 29%. Russomanno, 56, tinha 22%.

O candidato do PRB, partido dirigido por líderes da Igreja Universal do Reino de Deus, tinha alianças frágeis, com legendas pequenas, pouco tempo de TV e não tinha padrinhos políticos robustos. Sem esses lastros, tornou-se alvo de quase todos adversários, sem capacidade de resposta.

Haddad foi o mais beneficiado pela guinada. Eleitores que votavam no PT e no PSDB, e haviam migrado para o candidato do PRB, voltaram aos partidos de origem, num cenário que deve resultar em recrudescimento dos ataques mútuos que foram uma das marcas do primeiro turno desta que é a oitava eleição paulistana após a redemocratização do país.

Serra foi alvo dos adversários por ter deixado a prefeitura em 2006 com um ano e três meses de mandato para concorrer ao governo do Estado, apesar da promessa que fizera de cumprir os quatro anos. Imposto candidato ao PT por Lula, Haddad tem até o dia 28 o desafio de tentar evitar abalos em sua candidatura em razão da reta final do julgamento do mensalão.

Em Curitiba, Gustavo Fruet (PDT) disputará o segundo turno com Ratinho Junior (PSC). Em Belo Horizonte, o prefeito Marcio Lacerda (PSB) foi reeleito, numa disputa que significa vitória do senador Aécio Neves (PSDB) contra Lula e a presidente Dilma Rousseff.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.