Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Petista vence em Osasco, mas pleito está sub judice

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O candidato do PT à Prefeitura de Osasco, Jorge Lapas, venceu ontem a eleição no primeiro turno, com 60% dos votos válidos, mas a definição de quem será o próximo prefeito está nas mãos da Justiça Eleitoral.

Isso porque o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ainda precisa julgar um recurso do candidato Celso Giglio (PSDB), principal adversário do petista, que teve a candidatura indeferida pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) com base na Lei da Ficha Limpa.

Ex-prefeito de Osasco, o tucano teve as contas de 2004, último ano de sua gestão, rejeitadas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) e pela Câmara Municipal.

Como Giglio foi barrado no TRE, seus 149.579 votos foram considerados nulos na apuração de ontem. Essa votação o colocaria em primeiro na disputa, com uma pequena vantagem sobre Lapas, que somou 138.435 mil votos.

Isso significa que, caso o TSE dê parecer favorável ao recurso de Giglio, ele disputará o segundo turno com Lapas. Caso contrário, o petista será o sucessor do atual prefeito, Emídio de Souza (PT), que governou por oito anos.

A expectativa dos dois partidos é de que o recurso seja julgado esta semana. O Ministério Público Eleitoral já recomendou ao TSE que negue o pedido.

"O cenário realista é disputar o segundo turno. Mas estou otimista porque superamos a expectativa de 25% dos votos com apenas 30 dias de campanha", disse Lapas.

O petista foi lançado de última hora em setembro após a renúncia do deputado João Paulo Cunha (PT), condenado pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento do mensalão.

(FABIO LEITE)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.