Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tucanos perdem em reduto de governador

Em São José dos Campos, governada por PSDB há 16 anos, petista vence no 1º turno

PSDB, porém, está em coligações de ao menos 6 eleitos entre cidades importantes pelo Estado de São Paulo

LEANDRO MARTINS
DE RIBEIRÃO PRETO
CAROLINA DE ANDRADE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Governada pelo PSDB há 16 anos, São José dos Campos terá uma administração petista a partir de 2013. Carlinhos Almeida (PT) foi eleito ontem com 51% dos votos válidos, ante 43% do tucano Alexandre Blanco.

O Vale do Paraíba, onde a cidade está localizada, é região tradicionalmente tucana, reduto político do governador Geraldo Alckmin, natural de Pindamonhangaba.

A derrota do PSDB é histórica. O partido está no poder há quatro mandatos seguidos -dois do atual prefeito, Eduardo Cury, e dois do seu antecessor, Emanuel Fernandes.

Foi a terceira vez que Carlinhos se candidatou à prefeitura. Vereador e deputado estadual por três mandatos, é deputado federal desde 2011.

Apesar da derrota em São José, o PSDB está em coligações de ao menos seis prefeitos eleitos entre as cidades sedes de mesorregiões administrativas do interior.

O partido se manteve no governo em Piracicaba, onde Gabriel Ferrato -Apoiado pelo atual prefeito, Barjas Negri- bateu no primeiro Roberto Felício, do PT.

O tucano Paulo Alexandre Barbosa venceu com folga a petista Telma de Souza em Santos. Em Assis, Ricardo Pinheiro (PSDB) bateu o petista José Fernandes. Já em Itapetininga, o tucano Luis Di Fiori derrotou Ercio Giriboni (PV), que tinha o PT em sua coligação.

Outras cidades onde os tucanos integraram a coligação vitoriosa foram São José do Rio Preto -Valdomiro Lopes (PSB) foi reeleito- e Araraquara, com a reeleição de Marcelo Barbieri (PMDB).

Em Sorocaba, município governado pelo PSDB, o partido vai disputar o segundo turno: Antonio Carlos Pannunzio vai enfrentar o peemedebista Renato Amary.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.