Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Nove capitais elegem seus prefeitos no primeiro turno

PSDB ostenta melhor desempenho, com um eleito e oito no segundo turno

Petistas vencem em Goiânia e avançam em seis cidades, com embates importantes contra tucanos e PSB

DO COORDENADOR-ADJUNTO DA AGÊNCIA FOLHA

Eleitores de nove das 26 capitais elegeram seus prefeitos ontem, enquanto a disputa irá para o segundo turno em outras 17 dessas cidades.

O PSDB registrou a melhor performance em capitais, com vitória de Rui Palmeira em Maceió (AL) e presença no segundo turno em oito cidades, entre elas São Paulo. Os tucanos hoje comandam apenas uma capital -São Luís.

O PT ficou em segundo, ao reeleger Paulo Garcia em Goiânia e emplacar candidatos em seis segundos turnos. A sigla tem sete capitais hoje.

Se ainda pode chegar ao melhor desempenho nas capitais no próximo dia 28, o PT sai das urnas com derrotas importantes para o PSB em Belo Horizonte e em Recife, polos em que a disputa ganhou relevância nacional pelo rompimento entre as siglas aliadas no plano federal.

O embate entre o PT e o PSB terá novo capítulo em Fortaleza, com os candidatos das máquinas municipal e estadual: Elmano de Freitas (PT, 25% dos votos), nome da prefeita petista Luizianne Lins, e Roberto Claudio (PSB, 23%), do governador socialista Cid Gomes.

O PSB registrou sua maior derrota em Curitiba, onde o prefeito Luciano Ducci perdeu a vaga no segundo turno contra Ratinho Júnior (PSC) para Gustavo Fruet (PDT), que teve apoio do PT.

Ducci é o único fora do páreo entre oito prefeitos que buscavam a reeleição.

Além de Marcio Lacerda (PSB) em BH e Garcia (PT) em Goiânia, José Fortunati (PDT) e Eduardo Paes (PMDB) saem ainda com o título de campeões das urnas nas capitais, ambos com 65% dos votos.

Os prefeitos Roberto Góes (PDT, Macapá), João Castelo (PSDB, São Luís) e Elmano Férrer (PTB, Teresina) vão para o segundo turno contra rivais do PSOL, PTC e PSDB, respectivamente.

Além da capital paulista, com José Serra contra Fernando Haddad, PT e PSDB também medirão forças no segundo turno em Rio Branco e em João Pessoa.

(THIAGO GUIMARÃES)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.