Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Fruet surpreende e garante vaga no 2º turno em Curitiba

Atrás nas pesquisas, candidato do PDT conquistou o segundo lugar por uma diferença de apenas 4.402 votos

Pedetista irá enfrentar o deputado Ratinho Junior (PSC), que liderou a eleição com 34% dos votos válidos

ESTELITA HASS CARAZZAI
DE CURITIBA

Por uma diferença de apenas 4.402 votos, o ex-deputado federal Gustavo Fruet (PDT) conquistou o segundo lugar na eleição em Curitiba e irá disputar o segundo turno na cidade contra o deputado Ratinho Junior (PSC). Ratinho recebeu 34% dos votos válidos, e Fruet, 27,22%.

O pedetista, que ficou atrás nas pesquisas até a reta final, superou por menos de um ponto percentual -0,45% dos votos- o atual prefeito Luciano Ducci (PSB), que fez 26,77% dos votos válidos.

Em setembro, Fruet chegou a ficar dez pontos percentuais atrás do atual prefeito nas pesquisas -cuja rejeição aumentou ao longo da campanha e bateu em 29%.

A passagem de Fruet ao segundo turno fortalece o PT no Estado. O partido, que tem a vice na chapa de Fruet, aposta na vitória em Curitiba para encorpar a candidatura da ministra petista Gleisi Hoffmann (Casa Civil) ao governo do Paraná em 2014.

O governador Beto Richa (PSDB), por outro lado, foi o principal derrotado com a saída de Ducci, que representa a perda do maior colégio eleitoral do Estado, de importância fundamental para sua reeleição em 2014.

Curitiba era governada havia 23 anos pelo mesmo grupo político. Como tanto Ratinho quanto Fruet dizem representar uma "mudança", o ciclo se encerra neste ano.

De manhã, Richa, que foi o principal avalista da candidatura de Ducci, declarou que foi "surpreendido" com o bom desempenho de Ratinho Junior na campanha.

A campanha de Ducci não afirmou se apoiará algum candidato no segundo turno.

Em entrevista à Folha após o resultado, Ratinho disse que tem uma relação "cordial" com o governador e que "não recusa apoio de ninguém, especialmente de pessoas importantes" -em referência a uma possível aliança com Ducci e Richa no segundo turno.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.