Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Digital

Eleitores de Curitiba reclamam de demora com uso da urna biométrica

DE BRASÍLIA - Em Curitiba, a primeira capital a usar urnas biométricas no país, eleitores reclamaram da demora do equipamento em identificar as digitais. O próprio prefeito Luciano Ducci (PSB), derrotado nas urnas, tentou colocar sete vezes as digitais no aparelho até conseguir o reconhecimento.

Apesar disso, de acordo com balanço do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), apenas 0,55% do total de urnas distribuídas no país apresentou problemas.

Ao todo, 410.079 equipamentos foram distribuídos entre os municípios brasileiros.

Em duas localidades, houve a necessidade de realizar a votação com cédulas de papel.

Os problemas aconteceram numa sessão do bairro de Botafogo, no Rio, e em uma da zona rural do distrito de Arapiri, no Pará.

Nas eleições de 2010, 17 localidades realizaram votação manual por causa de contratempos com as máquinas.

O maior percentual de problemas neste ano foi registrado em Sergipe, onde 3,9% das urnas tiveram de ser trocadas. Os Estados do Acre (1,8% de substituições) e Rondônia (1,7%) vêm na sequência no ranking de contratempos com urnas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.