Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FHC afirma que PSDB precisa de 'renovação'

Ex-presidente diz que partido precisa se aproximar da população e ter novas lideranças

DE SÃO PAULO

Para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a prioridade do PSDB depois da vitória de Fernando Haddad em São Paulo é promover uma renovação, abrir espaço para novas lideranças e tentar uma maior afinação com as aspirações populares.

"Há muito tempo que o PSDB precisa voltar a ter uma atitude muito mais próxima do que o povo está sentindo", disse o ex-presidente.

FHC disse que é a hora de "empurrar os novos para irem para a frente". "O partido como um todo vai precisar mesmo de renovação."

O receituário foi apresentado ao votar na manhã de ontem, bem antes de as urnas confirmarem a derrota do candidato tucano José Serra.

O ex-presidente admitiu que a eleição de Haddad é uma vitória de Lula, que usou a ideia do "novo" na campanha. "Mas o PT perdeu em outros lugares. Eleição é assim, ganha num lado, perde no outro", afirmou o presidente de honra do PSDB.

FHC evitou atribuir o desfecho eleitoral a erros de campanha ou ao desempenho de Serra, que, segundo ele, é preparado e demonstrou tenacidade e energia.

"Se o Serra não tivesse sido um bom candidato, não teria ido para o segundo turno", disse, ao responder se foi um erro o partido ter indicado o ex-governador e ex-prefeito do PSDB.

Mas o ex-presidente alfinetou o candidato tucano, ao dizer que é preciso abrir espaço para novas lideranças. "Quando eu deixei a Presidência, não fiquei insistindo em ser isso e ser aquilo."

Ele evitou especular sobre o futuro político de Serra. "Ele é quem tem que decidir o que fazer. É coisa muito pessoal."

(FREDERICO VASCONCELOS)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.