Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Especial

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Barbara Gancia

10 razões para odiar São Paulo

Quem irá encabeçar a lista das 10 coisas de que a colunista menos gosta? A Gancia odeia grafiteiro. E não suporta hip-hop. Verdade que nunca andou de ônibus? Bem, vamos acabar logo com o suspense que isso tudo é mistificação. O aniversário de São Paulo eu pretendo comemorar chutando o traseiro dos seguintes ícones:

1 - Cheiros deslocados. Cidades grandes cheiram mal. Mas, em geral, dão-se ao respeito de exalar maus odores com compostura: metrôs exalam urina, bares, fumaça e assim por diante. São Paulo vem subvertendo a ordem: onde era para ter budum de poluição, há odor de esterco; shopping é fossa pura. Aquela fragrância de curral das férias na fazenda foi parar no escritório. É subversão de torcer o nariz.

2 - "Atenção! Este veículo está sendo roubado..." Sérgio Mallandro foi fondo, foi fondo e vendeu essa praga a todos os motoboys do planeta? Quem são os umpa lumpas que compram?

3 - Eu sei que todo pombo paulistano carrega um 666 gravado na cabeça. A marca pode estar encoberta por carrapatos ou piolhos, o rato com asas vai fazer de tudo para que você não a encontre. Mas está lá.

4 - O cidadão que inventou o alarme é gêmeo do engenheiro cuja obra compreende as garagens dos shoppings Frei Caneca, Cidade Jardim, Higienópolis e Kinoplex. Basta verificar o estilo para saber que só pode ter sido um mesmo ser a conceber vagas apertadas, colunas fora do lugar, falta de ventilação e pé-direito "Sendo John Malkovich".

5 - Outra dupla dinâmica é a perua de perua e o motorista de madame. Motorista de madame acha que pilota ambulância. Não existe lei para ele.

6 - E perua de perua é aquela vaca que todos conhecem. Entra no shopping derrubando cancela e buzinando, um ótimo exemplo para as crias que assistem a tudo do banco de trás.

7 - Caiu um móvel instalado não tem um ano. Liguei ao responsável: "Um ano é um tempão, né?" Prestador de serviço assim merece gastar tudo o que ganha em remédio com os filhos. Forte? Quem está no meio de uma reforma me dará razão.

8­ - E gente que fura a fila e finge que não te viu? A eles eu desejo que o pombo do item 3 reserve a sua tarde de quarta ou de sábado, depois de almoçar uma feijuca.

9 - Porteiro e/ou recepcionista que acredita ter autoridade policial é fogo. Alô, "ôtoridade"! Há um equívoco: quem usa desse expediente é comissário de bordo, vamos parar com isso!

10 - Não, arremedo de Lance Armstrong, não esqueci de você que se sente no direito de pedalar por cima de mim. Tome aqui uma banana, ciclista tomado de santidade, de magrela de milreal e capacete de maricas!


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página