São Paulo, 20 de outubro de 1999



PODER PÚBLICO
Covas e Pitta não cumpriram promessas

da Reportagem Local

O nome é pomposo: Centro Esportivo Educacional Jardim Ângela. Foi inaugurado em setembro de 1998 pelo prefeito Celso Pitta (PTN). A promessa era dar ao centro monitores, bolas e iluminação. Nada foi feito. O centro foi aberto e abandonado.
O governador Mário Covas (PSDB) também tem promessas não cumpridas na região. Existe lá um Clube da Turma, que tem piscina, duas quadras cobertas e capacidade para 2.000 jovens.
Covas prometeu colocar o clube para funcionar a pleno vapor, mas o espaço atende só 800 crianças, em vez das 2.000, e a piscina está cheia de lodo.
A promessa de Oscar Schmidt no ano passado, quando ocupava a Secretaria de Esportes de Pitta, era aplicar no Jardim Ângela o modelo nova-iorquino de combate à violência em regiões deterioradas: quadras funcionando 24 horas, com monitores.
"A prefeitura trata isso aqui com desleixo. A quadra virou ponto de fumadores de crack", diz o operador de máquinas desempregado Claus Rocha Silva.
O Clube da Turma do governo estadual não foi abandonado, mas seu gerenciamento foi terceirizado. É dirigido por uma entidade ligada à Igreja Católica.
"Isso é um escândalo. Um clube desse porte deve estar nas mãos do Estado", diz Lucila Pizani Gonçalves, que atua em movimentos sociais da região.
A Secretária de Ação Social do governo Covas, Marta Godinho, concorda que o clube é subutilizado. Diz que vai reformá-lo em 30 dias. A Secretaria Municipal dos Esportes foi procurada 14 vezes nos últimos 15 dias, mas não respondeu às ligações.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.