São Paulo, quinta-feira, 01 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A população avalia a cidade

Zona sul se orgulha de SP, apesar da exclusão

DA REPORTAGEM LOCAL

A relação entre os moradores da zona sul e a cidade de São Paulo é conflituosa. As pessoas amam a riqueza da cidade ao mesmo tempo em que rejeitam os problemas trazidos por sua grandeza. Alguns detalhes desse relacionamento conturbado ficaram explícitos na pesquisa do Datafolha.
O instituto mostra que, para 28% da população local, a primeira idéia que vem à cabeça quando pensam em São Paulo é "violência". Dos moradores da zona sul, 23% afirmam que, se pudessem, dariam "mais segurança" de presente para a cidade. Segundo a prefeitura, dos cinco distritos onde há maior incidência de mortes violentas, três ficam na zona sul -Grajaú, Jardim Ângela e Jardim São Luís.
As favelas, escolhidas por 6% dos habitantes como os lugares mais feios da cidade, são outra realidade próxima dos moradores da região. A zona sul tem a maior área de favelas do município -16 km2, segundo a prefeitura.
Ainda assim, 80% dos moradores locais sentem mais orgulho do que vergonha de viver em São Paulo. E a nota média dada à cidade pela região é 7,6.
De positivo, 4% relacionam a capital a "trabalho/emprego". Para 49%, o lugar mais bonito é o parque Ibirapuera, seguido pela avenida Paulista (8%).


Texto Anterior: Carências fazem maioria querer deixar São Paulo
Próximo Texto: Por dentro da região
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.