São Paulo, domingo, 01 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Propaganda burla lei e chega aos bailes funk

RAPHAEL GOMIDE
DA SUCURSAL DO RIO

Políticos do Rio aproveitaram a informalidade carioca para burlar a legislação eleitoral que proíbe atividade política em clubes e showmícios. Nas populares quadras de escolas de samba, nos bailes funk e em shows gospel em favelas, aliados de candidatos conseguem usar brechas para fazer propaganda política irregular.
Na superlotada quadra da Estação Primeira de Mangueira, um locutor interrompe a disputa pela escolha do samba do próximo Carnaval para pedir votos para o candidato a deputado estadual Chiquinho da Mangueira (PMDB). Chiquinho foi secretário de Esportes e presidente da Suderj durante a gestão do casal Anthony/Rosinha Garotinho.
O candidato ao Senado do PP Francisco Dornelles também usou o artifício. Na sexta-feira, compareceu a um show gospel na favela Vigário Geral (zona norte), para cerca de 5.000 pessoas. Para evitar a caracterização de irregularidade, os cantores saem de cena para a entrada do candidato, que pede votos.
À noite, ele iria para a quadra da escola de samba Tradição, em Madureira, onde seria recebido pelo presidente da agremiação, Nézio, para evento de apoio a sua candidatura. Na quadra do Império Serrano, mais pedidos de votos para candidatos nas noites de samba.
A popular "Mãe Loura" do Funk, vereadora do Rio Verônica Costa, não é candidata mas está pedindo votos ao seu público da periferia para dois diferentes candidatos a deputado federal -Édson Santos (PT)- e estadual -Paulo Ciro (PSDB).
Durante a tarde e a noite de sexta, Verônica Costa andou pela zona oeste da capital, região de alta concentração de eleitores pedindo votos para seus candidatos. Seu ex-marido, o dono da equipe de som Furacão 2000, hoje brigado com ela, Rômulo Costa, também está usando seu grupo de funk para promover candidaturas.


Texto Anterior: Rio de Janeiro: Cabral espera adversário do segundo turno
Próximo Texto: À margem: importantes lideranças no estado, maia e garotinho perdem destaque na disputa pelo governo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.