São Paulo, terça, 1 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda como foi feita a pesquisa

da Reportagem Local

A pesquisa Top of Mind foi realizada pelo Datafolha nos dias 13 e 14 de outubro de 98, em 127 municípios de todos os Estados e no Distrito Federal.
É um levantamento estatístico, por amostragem estratificada, com sorteio aleatório. A população acima de 16 anos de idade foi dividida por regiões: Sul, Sudeste, Nordeste e Norte/Centro-Oeste.
A pesquisa foi dividida em amostras distintas compostas por: 2.865 entrevistas (A), 2.858 (B) e 2.825 (C). A pergunta "qual a primeira marca que lhe vem à cabeça?" foi incluída em todas as amostras. Com mais entrevistados, a margem de erro da pesquisa geral é de um ponto percentual para mais ou para menos.
Para as questões relativas às marcas por categorias de produtos, a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%.
A Antarctica, por exemplo, teve 31% das citações, ou seja, pode variar de 29% a 33%; e a Brahma, 28%, ou seja, pode variar de 26% a 30%. Assim, as duas poderiam empatar em 29% ou 30%.
Isso é empate técnico.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.