São Paulo, terça, 1 de dezembro de 1998

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CERVEJA

Antarctica e Brahma empatam pela 1ª vez

da Reportagem Local

Elas rivalizam em tudo. Cada uma vende praticamente um quarto da cerveja consumida no país e até o título de fabricante mais antigo é uma discussão. A Brahma diz que a fábrica foi registrada há 110 anos. A Antarctica, idem.
E, pela primeira vez desde o início da pesquisa Top of Mind, em 1991, a Antarctica e a Brahma se aproximam como as marcas mais lembradas pelo consumidor. A Antarctica ainda leva uma ligeira vantagem, mas, de acordo com os critérios do Datafolha, configurou-se um empate técnico.
O resultado se deve à queda da Antarctica, que costumava ficar, em média, dez pontos percentuais acima. A Brahma manteve os mesmos 28% dos dois últimos anos.
"Esperava um resultado até pior, dados os investimentos feitos pela concorrência", disse Carlos Alberto Poletini, diretor de marketing da Antarctica.
As duas empresas declaram ter investido a mesma cifra em marketing: em torno de R$ 200 milhões para suas linhas de cervejas e refrigerantes.
A Antarctica diz que gastará mais em 99: algo em torno de R$ 260 milhões.
A Brahma não abre o número, mas diz que continuará com a mesma estratégia: buscar pacotes de transmissão de futebol na TV. "É audiência certa", afirma Gustavo Fagundes, gerente de marketing da Brahma Chopp.
Já a Antarctica prefere campanhas pontuais, veiculadas nos horários e regiões que lhe interessam. A opção, segundo Poletini, é mais cara do que os pacotes promocionais, mas dá melhor retorno em termos de vendas. "Em 99, vamos buscar o consumidor na casa dele."
Poletini comemora o resultado obtido pela cerveja Bavária, cujo lançamento nacional aconteceu no ano passado. A marca foi citada por 3% dos entrevistados.
A Skol também surpreendeu, subindo cinco pontos percentuais.
(SILVANA QUAGLIO)



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