São Paulo, domingo, 02 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Para acompanhar a posse, militantes trocam ônibus por avião e resgatam símbolos petistas

LAURA CAPRIGLIONE
ENVIADA ESPECIAL A BRASÍLIA

"What a wonderful world", a canção que Louis Armstrong gravou em 1967 para falar de esperança em um futuro sem discriminação racial, começou a tocar num saxofone ao meio-dia de ontem, quando o grupo de petistas saiu a pé para ir à posse de Dilma Rousseff.
Bandeiras do PT, camisetas com a cara de Che Guevara, boinas cubanas, faixas estampadas com o rosto da jovem Dilma presa no Dops. E os broches de estrelinhas.
Todo o relicário da militância petista retirado dos armários, o grupo de 62 homens e mulheres voou de São Paulo para Brasília no dia 31 para acompanhar a despedida de Lula da Presidência e a chegada de Dilma. A volta estava prevista para ontem à noite.
A reportagem da Folha acompanhou a turma.
Tinha um homem de 87 anos e um bebê de quatro meses. Tinha gente que ajudou a fundar o PT, lá no final dos anos 1970. E uma jovem estudante de História da USP, que acabou de chegar.
A passagem de ano, para boa parte do grupo, foi no meio da chuva e da lama, na Esplanada dos Ministérios.

Na manhã de ontem, o grupo parecia que se conhecia desde sempre. Militantes de base do PT, atuando em movimentos de bairro, sindicais ou setorizados, o pessoal não se conhecia. Pela viagem no avião da Gol e um dia de hospedagem, cada um pagou R$ 456.
"Na primeira eleição do Lula, eu vim de ônibus e não fiquei em hotel. Na segunda, vim de ônibus e fiquei em hotel. Agora, vim de avião e fiquei em hotel. É o país que está melhorando, não é?", comentou um professor.
Na saída para a posse, os novos amigos tiraram foto e trocaram e-mails. Cantou-se a música da campanha da Dilma. E um companheiro fumando charuto cubano lembrou o "Lula lá", hino da campanha de 1989.
Foram para a posse de Dilma certos de que este é mesmo um mundo maravilhoso.


Texto Anterior: Opinião: Tempo ruim ameaça, mas não atrapalha festa petista
Próximo Texto: Lágrimas, bola e uísque na saída do presidente
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.