São Paulo, sábado, 03 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bairro atrai simpatia porque deixa tudo à mão

As vantagens de morar na região mais nobre e mais bem servida de São Paulo são visíveis nas principais ruas: comércio amplo e diversificado, farta rede de serviços e de lazer. Isso faz com que o morador tenha orgulho do lugar onde vive e afirme que não tem intenção de se mudar



DA REPORTAGEM LOCAL

Bairro sem problemas nem defeitos. O que poderia parecer impossível para alguns é uma realidade para outros: 27% dos entrevistados pelo Datafolha na área que reúne os distritos de Campo Belo, Consolação, Itaim Bibi, Jardim Paulista, Moema, Saúde e Vila Mariana só apontam qualidades no local em que vivem.
Além de satisfeitos com a região onde moram, 48% dos pesquisados afirmam estar contentes com São Paulo em geral e, de acordo com 22% deles, a cidade merece nota 10.
Um exemplo dessa satisfação é a secretária Sandra Roque, 33, que mora há oito anos no distrito Jardim Paulista. Ela vive há uma década em São Paulo e não pensa em se mudar.
"Escolhi esse lugar para morar porque queria ficar perto do trabalho. Não me arrependi. Aqui há todo tipo de comércio, muitos restaurantes, padarias para tomar um café da manhã especial e bares para fazer happy hour", diz Sandra.
De acordo com 28% dos pesquisados, encontrar tudo aquilo de que se precisa na cidade é a maior vantagem de São Paulo. As opções de lazer e cultura foram citadas por 9% dos entrevistados.
Da casa de Sandra, por exemplo, é possível ir ao cinema ou ao teatro a pé -as salas de exibição do Conjunto Nacional, do Cinesesc e o teatro do hotel Renaissance ficam próximos.
A secretária veio de uma pequena cidade do interior paulista chamada Itobi, com 7.500 habitantes, e diz ter se acostumado à sofisticação da área. "Vejo uma certa ostentação na Oscar Freire. Não faço sempre compras ali. Mas, se vou, sou muito bem tratada. Por isso, estranho quando preciso ir ao centro comprar algo", afirma.

Praticidade
A editora de textos Ivone Parente (idade não-revelada) mora na Consolação há 25 anos e, assim como 60% dos pesquisados, trabalha na região. "Levo apenas 15 minutos para ir e meia hora para voltar. Perco pouco tempo no trânsito", afirma.
Como outras vantagens, ela cita o fato de sua filha poder estudar na área e a presença de mercados e shoppings, como o Pátio Higienópolis, o Paulista e o Frei Caneca. "Faço compras em mercados menores porque não há grande diferença de preços. E ainda há um benefício: os produtos são trazidos até a minha casa", afirma.
A dona-de-casa Lamar Coutinho Lemos, 56, moradora do Campo Belo, diz que tem tudo à mão. "Saio a pé pelo portão do prédio e há padarias, farmácia, correio e lavanderia. Tenho todas as necessidades básicas atendidas sem precisar me deslocar muito."

Ruas limpas
Em relação à limpeza, Ivone afirma que está bem melhor hoje em dia. "Em razão da proximidade com Higienópolis, havia muita sujeira de cachorro no chão. A situação melhorou depois de uma campanha." Segundo 10% dos entrevistados da região, o setor em que a prefeitura está se saindo melhor é o de limpeza e coleta de lixo.
Outra qualidade que Ivone destaca na região são as áreas verdes. "Moro perto da praça Buenos Aires, onde caminho nos finais de semana."
Os moradores do local (19%) consideram ainda que suas casas são melhores do que a maioria das residências. No entanto, apontam o Morumbi como o bairro mais bonito.
Segundo 33% dos moradores, o parque Ibirapuera é o local público que mais representa São Paulo e, segundo 55%, também o mais bonito. Para Lamar, o local é um "paraíso". "Vou caminhar ali todos os dias. Conheço cada ruela e barranco do Ibirapuera."
A avenida Paulista foi lembrada por 21% e 6% dos pesquisados que vivem na região -que consideram o lugar mais representativo e o mais belo, respectivamente.




Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Frase
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.