São Paulo, terça-feira, 03 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Primeiro debate presidencial será no domingo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA REDAÇÃO

Um eventual acordo entre as campanhas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) poderá adiar para a próxima semana o recomeço do horário eleitoral gratuito do segundo turno. Antes disso, os dois podem se encontrar no primeiro debate entre presidenciáveis na TV, que será realizado pela Band, no domingo.
Segundo o calendário eleitoral do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a propaganda política permanecerá no ar até o dia 27 de outubro, antevéspera do segundo turno. Também haverá horário eleitoral de candidatos a governador em dez Estados onde haverá nova votação.
A Lei Eleitoral prevê o reinício dos programas de rádio e de TV pelo menos 48 horas depois da proclamação do resultado oficial das eleições. O TSE pretendia proclamar o resultado da eleição presidencial ontem à noite e já tinha praticamente pronto o novo plano de mídia.
Entretanto o reinício do horário eleitoral deverá depender principalmente da conveniência das campanhas de Alckmin e de Lula, que terão de planejar a produção das novas peças. O reinício da propaganda na TV tem de ocorrer, segundo o TSE, até a próxima segunda-feira.
A eleição presidencial foi encerrada com a destinação de 48,61% dos votos válidos a Lula e 41,64% a Alckmin, entre os 104,820 milhões de eleitores.
A propaganda da eleição presidencial terá dois blocos diários de 20 minutos cada, além de inserções ao longo da programação das emissoras, inclusive aos domingos. O tempo será distribuído igualitariamente entre Lula e Alckmin.
Nos dez Estados em que haverá segundo turno, os candidatos a governador também terão dois blocos de 20 minutos, que seguirão os programas dos presidenciáveis, e inserções.

Debates
Já estão definidas as datas de três debates presidenciais na TV, onde Lula e Alckmin deverão se enfrentar. O primeiro deles está marcado para domingo, às 21h, na Band.
Segundo a emissora, os dois candidatos confirmaram a participação. Em seguida, no dia 17, está marcado para acontecer o da TV Gazeta.
O mais próximo do dia de votação será o evento da Rede Globo, no dia 27, na antevéspera do segundo turno. A Record afirmou ontem que fará o debate, mas não definiu ainda a data.


Texto Anterior: 2º turno deve fazer líderes declararem apoio
Próximo Texto: Viradas no segundo turno acontecem, mas são incomuns
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.