São Paulo, terça-feira, 03 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTADOS/RIO GRANDE DO SUL

Yeda e Olívio disputam eleitorado do PMDB

Governador Germano Rigotto, que ficou em terceiro lugar na eleição, tende a optar pela neutralidade no segundo turno

Candidata tucana destaca "novidade" na disputa pelo governo gaúcho, a primeira entre o PSDB e o PT e entre uma mulher e um homem

LÉO GERCHMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O espólio do governador Germano Rigotto (PMDB), que era dado como presença certa no segundo turno gaúcho e acabou ficando em terceiro lugar, virou alvo da cobiça dos candidatos Yeda Crusius (PSDB) e Olívio Dutra (PT).
Yeda aposta na divisão do Estado entre petistas e antipetistas -entre os quais estaria Rigotto- para formar sua base de apoio no segundo turno. Olívio vê em Rigotto um político de centro, de quem é possível se aproximar, por não considerá-lo "privatista" -como Yeda é vista pelo PT- e pelo bom relacionamento dele com o presidente Lula.
""Nós vamos procurar o apoio de todos os partidos que não foram ao segundo turno. Não temos nenhum preconceito partidário", disse Yeda.
""Vamos dialogar com todas as pessoas que querem o desenvolvimento do Rio Grande", afirmou Olívio, sem citar quem são essas pessoas.
Rigotto não quis se manifestar ontem. A Folha apurou que a tendência é ele se manter neutro.
""Pela primeira vez na história do Rio Grande do Sul, haverá um embate entre um homem e uma mulher e pela primeira vez há um embate entre o PSDB e o PT, ou seja, há uma novidade", disse Yeda, ontem.
""Lula venceu Serra no Estado em 2002, quando era oposição. Agora, é governo. Faz parte do ônus de se governar", disse Olívio.
O apoio mais óbvio para o petista é o do PSB, que teve Beto Grill como candidato no primeiro turno. O PSOL ficará neutro. O candidato Francisco Turra, presidente estadual do PP, definiu como ""natural" seu apoio a Yeda.


Texto Anterior: Toda Mídia - Nelson de Sá: Na Globo, na Globo
Próximo Texto: Perfil: Olívio é tido como petista "de verdade"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.