São Paulo, terça-feira, 03 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ASSEMBLÉIA PAULISTA

Bancada PSDB-PFL cresce 25% em SP
Das 94 cadeiras atuais da Assembléia paulista, 35 serão ocupadas por tucanos e pefelistas, que hoje têm 28 deputados

O PT perdeu duas vagas e o PC do B, que tinha tinha dois parlamentares e também faz oposição, não conseguiu eleger nenhum candidato

ROGÉRIO PAGNAN
DA REPORTAGEM LOCAL

Ainda eufóricos com a vitória no primeiro turno de José Serra, os tucanos de São Paulo têm mais um motivo para comemorar com a nova formação da Assembléia Legislativa de SP: queda na base de oposição e crescimento de fileiras aliadas.
Das 94 cadeiras da Assembléia, a oposição se resume a atuais 27 deputados: 24 do PT (22) e do PC do B (2) e mais três parlamentares "avulsos". Com o resultado das urnas, o PT perdeu duas de suas cadeiras e o PC do B não conseguiu eleger ninguém. Os três avulsos também ficaram fora do próximo mandato: Romeu Tuma Júnior (PMDB) e Afanasio Jazadji e José Caldini Crespo, do PFL.
"Tinha gente que avaliava que a bancada do PT iria reduzir para 15. Depois de toda a crise que teve, está de bom tamanho 20 deputados. Dá até para comemorar", disse o líder do PT, Ênio Tatto.
Por outro lado, a bancada do PSDB-PFL saltou de 28 cadeiras para 35, crescimento de 25% -mais de um terço da Assembléia. Segundo os deputados ouvidos pela Folha, Serra deve superar os 60 parlamentares que Alckmin conseguiu reunir em boa parte do governo. Em 2002, o PFL elegeu 6, o PSDB, 19, e o PT, 23.
Para não ser mais uma vez "atropelada" no próximo mandato, como ocorreu na era Alckmin, a oposição espera que uma eventual disputa pela presidência da Casa entre tucanos e pefelistas possa corroer a força de Serra. Três cotados são para assumir a presidência são: o atual presidente Rodrigo Garcia (PFL) e os tucanos Barros Munhoz e Vaz de Lima.


Texto Anterior: Roraima: Tucano diz que Lula o ajudou a se reeleger ao apoiar Jucá na TV
Próximo Texto: Eleições 2006/Razões do voto: Lula perde votos onde economia patina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.