São Paulo, segunda-feira, 04 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2004 / SÃO PAULO

Presidente não tem encontro com Marta Suplicy em São Paulo

Para petista, Marta "merecia" ganhar eleição no primeiro turno


Lula afirma que "convive com o resultado"

JULIA DUAILIBI
EM SÃO PAULO

Em uma demonstração do comportamento que deverá ter no segundo turno das eleição municipal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva maneirou ontem o discurso e foi comedido ao tecer comentários sobre a situação de candidatos do seu partido, o PT.
"O povo brasileiro vai saber escolher o melhor. Eu convivo com o resultado", disse Lula, logo após deixar a cabine de votação da escola João Firmino Correia de Araújo, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.
Com o segundo turno entre a prefeita paulistana Marta Suplicy (PT) e José Serra (PSDB) praticamente certo, Lula tentou demonstrar imparcialidade: "Quem ganhar vai ter o apoio do presidente". Pouco antes, havia reiterado o fato de não "poder" se envolver diretamente no pleito de outubro. "Eu não posso fazer campanha, mas a eleição no Brasil vai ser uma boa campanha", declarou.
Antes de chegar ao local de votação, Lula fez comentários sobre a situação da prefeita para petistas que tomaram café da manhã em sua casa. Na avaliação do presidente, pela gestão feita pela prefeita na cidade de São Paulo, Marta Suplicy "merecia" ganhar a eleição já no primeiro turno.
Para preservar sua imagem e evitar novas polêmicas, Lula foi aconselhado por assessores a voltar para Brasília assim que votasse. O objetivo era evitar que o presidente passasse por situações que poderiam dar margem a gafes.
Desde o episódio em que pediu votos para a prefeita Marta Suplicy, há quinze dias, na inauguração da ampliação da Radial Leste, o presidente tem sido criticado por adversários e acusado de violentar a Lei Eleitoral. O cuidado dos assessores com o que foi considerado um excesso tem um motivo: a declaração de apoio a Marta foi fruto de improvisação, quando Lula deixou de lado o discurso que lia na inauguração.

Mensagem para Marta
No segundo turno, Lula deverá ser mais discreto e evitar comentários que possam levantar polêmica quanto a sua participação no processo eleitoral.
A saída será a gravação de mensagens de apoio aos candidatos do PT que disputarão o segundo turno. O presidente pretende gravar nos próximos dias uma participação no programa de TV de Marta da nova etapa da campanha.
Nele, Lula deverá declarar apoio à prefeita e destacar, como tem ocorrido na campanha da petista, a importância da parceria entre o município e o governo federal.

Sem demoras
A aparição do presidente no dia da eleição foi breve. Não demorou mais de meia hora entre a saída de seu apartamento, em São Bernardo, até a ida para um heliponto, de onde partiu para o aeroporto de Congonhas. O presidente acompanhou o desenrolar da eleição do Palácio da Alvorada.
Acompanhado da primeira-dama, Marisa Letícia, Lula chegou ao lugar de votação por volta das 8h20. No local, onde votam mais de 8.000 pessoas, foi armado um forte esquema de segurança, com raio-x nas entradas e bloqueio dos corredores da escola, o que gerou protestos entre os eleitores.
O presidente estava bem-humorado. Foi o quarto a votar na sala nš 16 da escola. Pegou o título das mãos da mulher, cumprimentou todos mesários e foi até a cabine de votação, onde ficou pouco mais de dez segundos. Antes, brincou com um mesário: "Você vai ficar em pé aí o dia inteiro?".
O candidato a prefeito do PT em São Bernardo, o deputado federal Vicentinho, que acompanhava Lula, aproximou-se da cabine e o observou votar. Os dois sorriram, e Lula declarou voto no petista.
Ao deixar a sala, o presidente disse estar "confiante" sobre o resultado do pleito no Brasil. "Estou confiante. Sou um homem de muita confiança", completou.
Lula, Vicentinho e Luiz Marinho, presidente da CUT, haviam tomado café da manhã juntos no apartamento do presidente minutos antes da chegada à escola.


Texto Anterior: Mulher, neto e genro acompanham tucano
Próximo Texto: Frases
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.