São Paulo, segunda-feira, 04 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2004 / RIBEIRÃO PRETO

Tucano fica em 1º e avança ao segundo turno com pemedebista

Petista, que assumiu prefeitura no lugar de ministro, é 3º lugar


Candidato de Palocci perde disputa por reeleição

ROGÉRIO PAGNAN
MARCELO TOLEDO
DA FOLHA RIBEIRÃO

Numa recuperação surpreendente, o ex-prefeito Welson Gasparini (PSDB) foi o candidato mais votado na corrida pela Prefeitura de Ribeirão Preto no primeiro turno da eleições de ontem e vai disputar o segundo turno com Baleia Rossi, do PMDB.
Com 100% dos votos apurados, ele ficou em primeiro com 86.066 votos (35,53%). "Eu esperava estar perto do primeiro, mas foi além do que eu esperava. Eu achei que tinha uma coisa muito excepcional ontem [anteontem], quando eu saí nas ruas as pessoas estavam muito carinhosas comigo", disse o candidato tucano.
Baleia, que vinha liderando todos as pesquisas de intenção de votos, terminou em segundo lugar com 66.622 votos (27,5%). Na pesquisa Ibope de boca de urna divulgadas ontem, ele seria eleito em segundo lugar com 27%. O prefeito Gilberto Maggioni (PT) ficou em terceiro com 62.356 (25,74%). Um dos votos recebidos por Maggioni foi dado pelo ministro da Fazenda, Antonio Palocci Filho, que esteve na cidade especialmente para votar no sucessor.

Chiarelli
O candidato Fernando Chiarelli (PT do B), que aparecia em quarto lugar nas pesquisas com 11%, não teve os votos divulgados. Por estar sub judice, seus votos foram contabilizados como nulos. O advogado João Cunha, defensor de Chiarelli, afirmou que vai entrar com um pedido de anulação das eleições hoje no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) porque acredita que seu candidato tinha chances de chegar ao segundo turno.
Ele alega que Chiarelli foi prejudicado pela divulgação pela imprensa, que divulgou que seus votos seriam considerados nulos.
Os votos nulos somaram 53.830. No levantamentos feito nos cartórios, Chiarelli teve cerca de 12% dos votos. O candidato não vem dando entrevistas para a imprensa. O PT do B também apresentou ontem pedido da impugnação das urnas.
Com esse resultado, o deputado Rafael Silva (PL) estava com a quarta colocação no primeiro turno com 24.775 votos (10,23%). Nas pesquisas de intenção de voto de anteontem ele aparecia em quinto com 6%.
A candidata Fátima Fernandes estava em último lugar com 2.430 votos (1% dos válidos). Os votos em branco somaram 7.553.


Texto Anterior: Boca-de-urna
Próximo Texto: São José dos Campos: Candidato do PT admite derrota para tucano
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.