São Paulo, domingo, 05 de outubro de 2008

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COMÉRCIO

Diploma acelera ASCENSÃO no setor de varejo

Gerentes comercial e de lojas são as posições que mais atraem novatos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Dono de 11% do PIB brasileiro, o comércio é um dos maiores segmentos da economia, e o mercado varejista, um de seus ramos de maior porte -e que tem expansão estimada em 4% ou 5% para este ano.
É uma cifra que acompanha o ritmo de crescimento do PIB, mas o setor se destaca pelo alto volume de vagas que gera, grande parte destinada a jovens.
O segmento tem se profissionalizado nos últimos anos, segundo Ivo Dall'Acqua Junior, presidente do conselho de relações do trabalho da Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo).
"Desde que a inflação ficou mais estável, o comerciante médio, que tinha perfil de gestor doméstico, teve de investir em capacitação e tecnologia."
A entrada de capital estrangeiro no varejo também provocou mudanças. "A mão-de-obra com nível superior tem presença cada vez maior em grandes e médias empresas", diz Dall'Acqua. Ele acha que vai levar tempo até que o pequeno varejo acompanhe essas transformações. Em São Paulo, apenas 10% dos empregados do varejo têm nível superior.
Gerentes comercial (responsável por compras e contatos com fornecedores) e de lojas são os postos que mais atraem e aproveitam recém-formados, opina Juracy Parente, 63, coordenador do centro de excelência em varejo da Eaesp-FGV (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas).
Grande parte dos cargos fica com quem se forma em marketing, administração, engenharia, matemática e economia.
"Para exercer as duas funções, são necessárias competências como análise de mercado e habilidade com números", define Parente.

Concorrência industrial
Segundo Parente, estão aumentando as contratações de profissionais que são ligados à indústria para desempenhar atividades no setor varejista correspondente.
"Quando lidam com fornecedores, as pessoas com experiência na indústria possuem um conhecimento maior de causa porque já estiveram do outro lado. Por isso estagiários da indústria têm cada vez mais chances de tornarem-se jovens profissionais no varejo", conta.
O caminho para se tornar um gerente de loja muitas vezes começa com funções operacionais, como atendimento a clientes. Essa trajetória pode ser encurtada para quem já começa com nível superior.
"O profissional formado que já vem com alguma experiência anterior no varejo leva mais ou menos quatro anos para alcançar a gerência. Se já tiver trabalhado como chefe de seção ou outro cargo de coordenação, o tempo cairá para um ano", explica Roberta Rivaldo, 40, gerente de atratividade e seleção do grupo Pão de Açúcar.
Segundo Parente, a remuneração nesse nível da carreira varia de R$ 2.000 a R$ 8.000 para o cargo, dependendo do tamanho da organização. (ECL)


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