|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
COMÉRCIO
Diploma acelera ASCENSÃO no setor de varejo
Gerentes comercial e de lojas são as posições que mais atraem novatos
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Dono de 11% do PIB brasileiro, o comércio é um dos maiores segmentos da economia, e o
mercado varejista, um de seus
ramos de maior porte -e que
tem expansão estimada em 4%
ou 5% para este ano.
É uma cifra que acompanha o
ritmo de crescimento do PIB,
mas o setor se destaca pelo alto
volume de vagas que gera, grande parte destinada a jovens.
O segmento tem se profissionalizado nos últimos anos, segundo Ivo Dall'Acqua Junior,
presidente do conselho de relações do trabalho da Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo).
"Desde que a inflação ficou
mais estável, o comerciante
médio, que tinha perfil de gestor doméstico, teve de investir
em capacitação e tecnologia."
A entrada de capital estrangeiro no varejo também provocou mudanças. "A mão-de-obra
com nível superior tem presença cada vez maior em grandes e
médias empresas", diz Dall'Acqua. Ele acha que vai levar tempo até que o pequeno varejo
acompanhe essas transformações. Em São Paulo, apenas
10% dos empregados do varejo
têm nível superior.
Gerentes comercial (responsável por compras e contatos
com fornecedores) e de lojas
são os postos que mais atraem e
aproveitam recém-formados,
opina Juracy Parente, 63, coordenador do centro de excelência em varejo da Eaesp-FGV
(Escola de Administração de
Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas).
Grande parte dos cargos fica
com quem se forma em marketing, administração, engenharia, matemática e economia.
"Para exercer as duas funções, são necessárias competências como análise de mercado e habilidade com números",
define Parente.
Concorrência industrial
Segundo Parente, estão aumentando as contratações de
profissionais que são ligados à
indústria para desempenhar
atividades no setor varejista
correspondente.
"Quando lidam com fornecedores, as pessoas com experiência na indústria possuem
um conhecimento maior de
causa porque já estiveram do
outro lado. Por isso estagiários
da indústria têm cada vez mais
chances de tornarem-se jovens
profissionais no varejo", conta.
O caminho para se tornar um
gerente de loja muitas vezes começa com funções operacionais, como atendimento a
clientes. Essa trajetória pode
ser encurtada para quem já começa com nível superior.
"O profissional formado que
já vem com alguma experiência
anterior no varejo leva mais ou
menos quatro anos para alcançar a gerência. Se já tiver trabalhado como chefe de seção ou
outro cargo de coordenação, o
tempo cairá para um ano", explica Roberta Rivaldo, 40, gerente de atratividade e seleção
do grupo Pão de Açúcar.
Segundo Parente, a remuneração nesse nível da carreira
varia de R$ 2.000 a R$ 8.000
para o cargo, dependendo do
tamanho da organização.
(ECL)
Texto Anterior: Produção de aço no país tem queda Próximo Texto: Frase Índice
|