|
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros
O perfil da nova liderança
Trabalhar com outras culturas e em rede virtual é uma capacidade cada vez mais valorizada
CRISTIANE CAPUCHINHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Não basta ser chefe. Para
as empresas, quem está no
comando não deve apenas
mandar, e sim saber liderar e
antever os próximos passos
no mundo corporativo.
Os traços que delineiam
um líder, porém, mudam
conforme o cenário socioeconômico. Ele pode ser mais focado em resultados em tempos de competitividade ou
mais humano para enfrentar
baixas em épocas de crise.
Se esse perfil muda conforme o contexto, que competências serão requeridas de
quem se prepara para assumir um cargo de liderança?
A pergunta, direcionada a
consultores, diretores de recursos humanos de companhias e professores, apontou
cinco características essenciais: multiculturalidade,
inovação, ética, capacidade
de formar redes e habilidade
para aconselhar.
Consultores indicam um
profissional que orientará
equipes com pessoas que
têm objetivos maiores do que
apenas manter um emprego.
"Um dos papéis mais importantes é o de facilitar um ambiente em que elas encontrem propósito", pondera
Carlos Magni, diretor de recursos humanos da IBM.
Para motivar, o líder precisará criar desafios, atentar
para mudanças no mundo e
estar antenado com o mercado para prever riscos, segundo Patrícia Molino, sócia da
consultoria KPMG.
POTENCIAL À PROVA
Novas preocupações farão
parte de sua agenda, como a
sustentabilidade e a ética.
"Eles vão ter de viver com
a consequência dos resultados entregues no ano anterior", aponta Marcio Fróes,
vice-presidente de gente e
gestão da Ambev.
Para identificar e desenvolver futuros diretores e presidentes entre os funcionários, as empresas vão além
de avaliações e planos de desenvolvimento pessoal. A
tendência é aumentar o número de testes pelos quais
seus talentos devem passar.
"Têm que provar com performance que podem operacionalizar seu potencial", explica Deli Matsuo, diretor de
recursos humanos para a
América Latina no Google.
Confira nesta edição quais
são as competências necessárias ao líder que as empresas querem em suas cadeiras
nos próximos anos.
Próximo Texto: Frases Índice | Comunicar Erros
|