UOL


São Paulo, sábado, 08 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VOLTA ÀS AULAS

Num automóvel a 50 km/h, uma colisão frontal arremessa uma criança de 10 kg para a frente com uma força total de cerca de 400 kg

Cursos ajudam mulher a entender o "mecaniquês"

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Entender como funciona o carro já é meio caminho andado para aumentar a segurança no trânsito, pois previne acidentes. Os cursos de mecânica direcionados ao público feminino têm feito sucesso.
Alguns por serem gratuitos, caso dos oferecidos pela DPaschoal e pela Dana. O primeiro acontece a cada três meses e dura uma tarde. Só em 2002, recebeu 6.000 alunas. O curso da Dana acontece mensalmente. As aulas, ministradas em um dia inteiro, abrangem até a escolha da cadeirinha certa.
Nos dois casos, o objetivo não é fazer com que a mulher saia do curso com habilidades para desmontar um veículo, mas com conhecimentos suficientes para, por meio de uma manutenção adequada, manter seu carro em ordem. Ela também aprende a dialogar com os mecânicos.
No curso da DPaschoal, as mulheres assistem a um vídeo e recebem explicações teóricas e práticas (nos carros) de técnicos da própria empresa.

Pagos
Quem quiser mais conteúdo, pode recorrer ao Senai ou ao Grupo Pompéia Veículos. Por ter maior duração, os dois têm aulas mais detalhadas, só que pagas.
O da Pompéia custa R$ 50, acontece, em média, a cada dois meses e é composto de seis aulas práticas e teóricas (12 horas), apostiladas. "Temos um carro que cortamos pela metade para mostrar o funcionamento das peças", exemplifica José Carlos Verone, organizador do curso.
O Senai oferece, a grupos mistos, aulas modulares que vão do nível básico até os mais especializados, com duração de 39 horas. Custa R$ 172, com apostila.
"Temos muitos recursos em equipamentos, porque fazemos parcerias com empresas da área automotiva", explica o chefe de mercado Valdir de Jesus.
(RENATA DE GÁSPARI VALDEJÃO)

Dana: 0/xx/11/3686-3489; DPachoal: 0800-556607; Pompéia Veículos: 0/ xx/11/ 3874-8240; Senai: 0800-551000


Texto Anterior: Polícia Militar dá sugestões para mulheres
Próximo Texto: Saiba como identificar problemas
Índice


UOL
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.