UOL


São Paulo, sábado, 08 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOCUMENTAÇÃO

O motorista precisa portar certificado de registro, carteira de habilitação e comprovante de pagamento do seguro obrigatório

Evite ficar parada por uma "pane" burocrática

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Para trafegar tranquilamente com o automóvel, não basta es- tar com a parte mecânica em dia. É preciso ser cuidadoso, também, com os documentos.
Os de porte obrigatório do motorista são: o Certificado de Registro e Licenciamento Anual (que, hoje, pode ser renovado até pela internet), a Carteira Nacional de Habilitação e o comprovante de pagamento do DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres), além, é claro, da cédula de identidade.
A carteira de motorista precisa ser original. No caso dos outros documentos exigidos, podem ser usadas cópias autenticadas.
Os proprietários devem pagar anualmente o IPVA e o seguro obrigatório, na hora do licenciamento. A data de pagamento varia de acordo com o número final da placa do carro -o site do Denatran (www.denatran.gov.br) traz a lista de datas por placa e de postos de licenciamento.
Não é possível licenciar o carro se o proprietário não estiver em dia com o pagamento do IPVA.

Transferência
Se o motorista for abordado por um policial sem esses documentos, ele será multado (a infração é considerada leve, mas vale três pontos na carteira de habilitação), e seu veículo, apreendido.
Em caso de venda ou compra de um automóvel usado, o novo proprietário tem um prazo de, no máximo, 30 dias para registrar o veículo em seu nome.


Texto Anterior: Outro lado: Para fabricante, problemas são os falsificados
Próximo Texto: Checagens mantêm o carro andando
Índice


UOL
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.