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São Paulo, sábado, 08 de março de 2003

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A ESCOLHA

Segundo o Denatran, as mulheres formam 25,48% (8,5 milhões) dos motoristas brasileiros; 24,6 milhões é o total de homens que dirigem

O dispensável para eles pode ser ótimo para elas

ANDRÉ GOMIDE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

As mulheres já representam quase 50% das vendas da indústria automotiva. Se for levada em conta a influência na decisão de compra, esse poder é bem maior. Diante dessa estatística, a maioria das montadoras vem dedicando atenção ao público feminino.
A Fiat, por exemplo, já oferece a direção hidráulica de série em quase toda a linha Palio desde a versão 2001, "exatamente pensando nas mulheres". A francesa Renault lançou uma série limitada do Clio, batizado de O Boticário, dirigida especificamente a elas.
Mas, no geral, tudo ainda não passa de maquiagem. Ainda não existe um veículo exclusivamente para o público feminino. Uma sondagem da Folha revela particularidades do mundo feminino.
Um consenso: as quatro portas são indispensáveis. Outro, sobre estilo: para o corre-corre diário, os hatchbacks (sem porta-malas saliente) são os melhores.
A maioria dá atenção ao design. "Comprei o Peugeot 206 porque acho lindo", conta Solange De Cássia Aguiar, 37. Insensíveis os que pensam que "firulas" não pesam na decisão de compra das mulheres. Para a jornalista Leilane Neubarth, da TV Globo, que se diz uma apaixonada por carros, o simples detalhe do pára-sol com espelho foi uma grande evolução.
"Talvez os homens achem isso besteira, mas é simplesmente ótimo passar um batom ser ter de desregular o retrovisor."


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