São Paulo, domingo, 08 de outubro de 2006

Texto Anterior | Índice

PRÉ E PÓS-MBA

Escolas miram novato e veterano

Novos cursos exigem menos experiência de "calouro" e ampliam conhecimento de ex-aluno

DA REPORTAGEM LOCAL

Quem tem pouca ou muita experiência até pouco tempo ficava de fora das modalidades de curso oferecidas por escolas de MBA. Esse panorama está mudando. Muitas estão criando cursos de pré e pós-MBA.
A FIA (Fundação Instituto de Administração), por exemplo, desenvolveu um programa de pós-MBA a pedido de ex-alunos. A primeira turma formou-se no início deste ano.
Composto de fóruns, seminários, conferências internacionais e grupos temáticos, o pós-MBA tem estrutura diferente da do MBA.
No programa avançado, o pós-graduando tem orientação de um tutor para fazer um plano de desenvolvimento profissional. As disciplinas perdem o aspecto generalista e são aprofundadas em temas de interesse. O aluno tem de um ano e meio a três anos para concluir os estudos e deve ter ao menos cinco anos de experiência executiva e MBA, mestrado ou doutorado concluídos. Em geral, são homens entre 40 anos e 50 anos que ocupam cargo de liderança nas empresas.
No Instituto Coppead de Administração, da UFRJ, os alunos também podem escolher a grade para direcionar os estudos segundo suas necessidades.
O executivo Angelo Monteiro de Barros, 53, é um dos que concluíram o pós-MBA. Fez especializações (MBA Executivo e MBE, especialização em ambiente) e achava que fazer outra seria repetitivo, pois os programas têm matérias comuns.
"Pude aprofundar temas que me interessaram no MBA", diz. Ele optou por disciplinas como governança corporativa, gestão estratégica de clientes e liderança de marketing.

Recém-formados
As faculdades também têm apostado em "MBAs Juniores", elaborados nos moldes dos tradicionais, mas que exigem menos bagagem prática.
Os programas diferem bastante entre as universidades. Algumas focam o aspecto comportamental; outras, competências que serão exigidas de um gestor -há, ainda, as que promovem o aprofundamento em temas técnicos.
A BSP (Business School São Paulo) oferece um desses cursos que preparam jovens para "disputar posições na administração de empresas". "O International MBA exige experiência de dois anos. O executivo, de sete", diz o presidente da escola, Heitor Penteado.
Já os preparatórios dão mais embasamento e ampliam possibilidades de ingresso em um MBA. A distância, duram até seis meses e custam a partir de R$ 640. "Servem para diminuir a ansiedade na seleção e ampliar conhecimentos", sinaliza Rosa Trombetta, gerente de "e-learning" da Fipecafi. (RB)


Texto Anterior: Abrindo o foco: "Híbrido" surge na esteira de MBA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.