São Paulo, domingo, 09 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERFIL - DIRETOR DO DEIC

"Você não passa 30 anos fazendo a mesma coisa"

Para atingir o nível mais elevado da carreira, o delegado chefiou desde plantões até divisão de seqüestros

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

De sua sala no 1º andar do Deic (Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado), na zona norte de São Paulo, o delegadoYoussefAbou Chahin, 44, comanda cinco divisões, 16 delegacias especializadas, três grupos operacionais e o serviço aerotático.
Desde o início nos plantões de um distrito policial até o seleto grupo de delegados especiais do Estado foram 19 anos de carreira e atuação em setores tão diversos como a divisão anti-seqüestro e o combate a crimes no meio eletrônico.
"Nesta profissão você não passa 30 anos fazendo amesma coisa", explica Chahin, diretor doDeic desdejaneiro de2007. Ao entrar no curso preparatório para delegados na Acadepol (Academia de Polícia Civil), o bacharel em direito terá de exercer sua flexibilidade naquele que não é um emprego comum, na opinião de Chahin, mas deve ser uma vocação.
O primeiro passo é entrar na corporação como delegado de 5ª classe (R$3.680 mensais,em cidades com menos de 200mil habitantes) e trabalhar no plantão do distrito policial atendendo a ocorrências como roubos e brigas entre vizinhos.
"Não raro você está tranqüilo nasua sala quandoentramquatro ou cinco policiais da Rota [Rotas Ostensivas Tobias de Aguiar] trazendo ladrões presos, a vítima chorando, uma confusão-, conta. "E você tem de deliberar se a vítima está dizendo a verdade, se faráumautode prisãoemflagrante."

Ascensão do policial
Em um plano de carreira com cinco classes e uma sexta categoria, a de delegados especiais, a promoção vem por mérito ou por tempo de serviço. A cada dois anos, o candidato poderámudar de classe se houver vagas nafaixa superior.
Ir para departamentos especializados depende da participação em cursos oferecidos na Acadepol, promovidos pelo Estado, oude interessepessoal.
O delegado Chahin conta que, depois de fazer curso na Swat (equipe especial da polícia norte-americana), em Miami, foi chamado para trabalhar no grupo especial de resgate.
A ascensão dentro da corporação, porém, é lenta. No Estado de São Paulo, um delegado pode levar 20 anos para virar titular de uma delegacia. Tramita na Alesp (Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo) desde abril de 2007 um projeto de lei paramudar a regra de ingresso na carreira de delegado. O texto exige que o candidato tenha sido aprovado no exame de ordem da OAB (Ordemdos Advogados do Brasil) e tenha ao menos três anos deprática jurídica. (CC)


Texto Anterior: Novo cargo: Perfil de futuros concursos será o mesmo
Próximo Texto: Teste: Policiais devem passar pelo curso de formação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.