|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
CONCEITOS
Sucessor do Blazer, perua do Corolla e Lexus do filme "Minority Report" são maiores atrações
Carro "ficcional" se aproxima do real
Divulgação
|
|
CHEVROLET JOURNEY Com dimensões
quase iguais às da Zafira, o Journey foi projetado pela GM brasileira em dez meses
DA REDAÇÃO
Com os lançamentos mais importantes do ano já nas lojas, resta ao visitante
do salão sonhar com os carrões
que dificilmente serão acessíveis à
maioria dos consumidores.
É o caso da Ferrari 575 M Maranello e do Renault Vel Satis, em
razão do dólar alto. Mas, principalmente, dos carros-conceito
-veículos experimentais que podem no futuro ser feitos em série.
Na exposição que começa amanhã, esses conceitos -apresentados para medir a aceitação do público- se imbuem de uma importância especial: não são poucos os que podem estar nas ruas
brasileiras em dois ou três anos,
até pela imprevisibilidade das fábricas, que têm ousado no design.
Exemplo disso é o Citroën C3,
mostrado no Salão de São Paulo
de 2000. Seu nome já era C3, mas
suas portas traseiras abriam ao
contrário -o que não foi mantido no automóvel de série, entre
outras razões, por segurança.
Outros carros que há dois anos
estiveram no Brasil como conceito são o Renault Avantime (já presente nas ruas da Europa) e o sedã
de luxo D1, da Volkswagen, que
estará no Anhembi agora com seu
nome definitivo, Phaeton.
Confirmando o arrojo dos projetos da General Motors do Brasil,
um dos destaques da Chevrolet
será o Journey ("jornada" ou "viagem", em inglês), virtual sucessor
do utilitário esportivo Blazer.
"Ele foi concebido para superar
o tradicional desenho de duas caixas dos utilitários esportivos
atuais com uma proposta mais dinâmica. Trabalhamos de forma
ousada com linhas agressivas que
transmitem força e esportividade", afirma David Rand, diretor
de design da montadora.
Estrela do filme "Minority Report", com Tom Cruise, dirigido
por Steven Spielberg, o modelo
2054 (alusão ao ano em que se
passa a história da película) estará
no estande da Lexus (divisão de
luxo da Toyota). No mesmo estande, será mostrada a Fielder,
um ensaio da engenharia da Toyota do Brasil de uma versão perua do novo Corolla, lançado em
junho último.
(LUÍS PEREZ)
Texto Anterior: Ausências: Evento 'esquece' carros que já estão no exterior Próximo Texto: Brasil concebe projetos para o resto do mundo Índice
|