São Paulo, quarta-feira, 09 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONCEITOS

Sucessor do Blazer, perua do Corolla e Lexus do filme "Minority Report" são maiores atrações

Carro "ficcional" se aproxima do real

Divulgação
CHEVROLET JOURNEY Com dimensões quase iguais às da Zafira, o Journey foi projetado pela GM brasileira em dez meses


DA REDAÇÃO

Com os lançamentos mais importantes do ano já nas lojas, resta ao visitante do salão sonhar com os carrões que dificilmente serão acessíveis à maioria dos consumidores.
É o caso da Ferrari 575 M Maranello e do Renault Vel Satis, em razão do dólar alto. Mas, principalmente, dos carros-conceito -veículos experimentais que podem no futuro ser feitos em série.
Na exposição que começa amanhã, esses conceitos -apresentados para medir a aceitação do público- se imbuem de uma importância especial: não são poucos os que podem estar nas ruas brasileiras em dois ou três anos, até pela imprevisibilidade das fábricas, que têm ousado no design.
Exemplo disso é o Citroën C3, mostrado no Salão de São Paulo de 2000. Seu nome já era C3, mas suas portas traseiras abriam ao contrário -o que não foi mantido no automóvel de série, entre outras razões, por segurança.
Outros carros que há dois anos estiveram no Brasil como conceito são o Renault Avantime (já presente nas ruas da Europa) e o sedã de luxo D1, da Volkswagen, que estará no Anhembi agora com seu nome definitivo, Phaeton.
Confirmando o arrojo dos projetos da General Motors do Brasil, um dos destaques da Chevrolet será o Journey ("jornada" ou "viagem", em inglês), virtual sucessor do utilitário esportivo Blazer.
"Ele foi concebido para superar o tradicional desenho de duas caixas dos utilitários esportivos atuais com uma proposta mais dinâmica. Trabalhamos de forma ousada com linhas agressivas que transmitem força e esportividade", afirma David Rand, diretor de design da montadora.
Estrela do filme "Minority Report", com Tom Cruise, dirigido por Steven Spielberg, o modelo 2054 (alusão ao ano em que se passa a história da película) estará no estande da Lexus (divisão de luxo da Toyota). No mesmo estande, será mostrada a Fielder, um ensaio da engenharia da Toyota do Brasil de uma versão perua do novo Corolla, lançado em junho último. (LUÍS PEREZ)


Texto Anterior: Ausências: Evento 'esquece' carros que já estão no exterior
Próximo Texto: Brasil concebe projetos para o resto do mundo
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.