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Marcas Omo e Coca-Cola
refletem consumidor fiel
JOSÉLIA AGUIAR
da Reportagem Local
Omo é, pelo terceiro ano consecutivo, a marca mais lembrada por 7%
das pessoas que responderam à pergunta: "Qual a primeira marca que
lhe vem à cabeça"?
Coca-Cola e Bombril obtiveram
4% e 3% das respostas, respectivamente, ocupam o segundo e o terceiro lugar.
Os dados são da pesquisa Top of
Mind, realizada pelo Datafolha em
todo o país. O trabalho analisa, além
das marcas campeãs, o desempenho
de 22 segmentos da economia.
Omo e Coca-Cola se revezam como a líder na lembrança do brasileiro desde que a pesquisa foi criada,
em 91.
Empate
Desta vez, em quarto lugar, estão
empatadas Brastemp, Philips e
Sharp, com 2% das respostas cada.
As três também conseguiram bons
resultados nas edições anteriores da
pesquisa.
Em meio às tradicionais "campeãs de audiência", surgem neste
ano emergentes como Skol e Derby,
que consolidaram posições de destaque em seus respectivos setores.
Diante da cristalização de alguns
nomes na memória do consumidor,
torna-se inevitável a pergunta: qual
o segredo para uma marca conquistar -e manter- a lembrança do
público?
Especialistas dizem que nem sempre qualidade é garantia de sucesso
para um produto ou serviço.
Diferencial
Para Antonio Fadiga, sócio-diretor do grupo Young & Rubicam,
uma marca se torna forte quando
consegue criar o que chama de "diferencial intangível e relevante".
Segundo ele, o diferencial intangível é o que faz o produto se destacar
em meio à "indiferenciação" cada
vez maior do mercado.
Dizer que um sabão em pó é melhor porque lava mais branco ou
que um creme dental garante o frescor do hálito puro são exemplos de
fatores intangíveis, segundo o diretor da Young & Rubicam.
Fadiga diz que apenas três em cada
dez marcas lançadas conseguem sobreviver. Sete não vingam por não
conseguir criar seus diferenciais.
Valor universal
Jaime Troiano, especialista em
consumo varejista, define as marcas
fortes como aquelas "que adquirem
expressão na mente e no coração das
pessoas".
São produtos que possuem valores
universais e que, por isso, "conquistam boas posições em mercados de
vários países".
Troiano diz que as empresas devem evitar a tentação de "jogar fora
o bebê junto com a água do banho",
ou seja, mudar a personalidade da
marca ao renovar sua campanha.
Ele afirma que, para garantir a longevidade e a jovialidade de uma marca, é preciso ainda que a empresa
acompanhe como evolui e regride o
comportamento do consumidor.
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