São Paulo, domingo, 12 de outubro de 2008

Próximo Texto | Índice

PANORAMA

Cresce procura por curso direcionado

Jovens profissionais buscam fortalecer base teórica em áreas como marketing, construção civil e finanças

BRUNA MARTINS FONTES
EDITORA-ASSISTENTE DE SUPLEMENTOS

Nascido como um curso de conhecimentos gerais em gestão, o MBA (Master in Business Administration) ganha contornos cada vez mais específicos.
Varejo, saúde, construção civil, direito e marketing são alguns dos temas que passam a fazer parte do programa, especialmente para dar base teórica a quem atua nessas áreas sem ter se formado nelas.
"Ainda há demanda maior por MBAs amplos. Mas, nos últimos tempos, cresce a procura por cursos específicos", diz Paulo Lemos, 65, superintendente regional da FGV-SP (Fundação Getulio Vargas).
Com a diversidade de oferta, profissionais se vêem em dúvida na hora de escolher o teor da especialização. É melhor apostar em um MBA executivo, que tem uma grade encorpada em administração, ou partir para um curso direcionado?
Para ajudar a resolver o dilema, a primeira ação é definir um objetivo: complementar conhecimentos específicos ou se aprofundar na área de gestão.
A longevidade da carreira ajuda a decidir. A maioria das escolas espera alunos que tenham ao menos cinco anos de experiência profissional, para que possam aproveitar bem as discussões e os estudos de caso.
Entre esses, a dica de consultores é que os mais jovens ou que não tenham cargos em nível de gerência façam um curso focado em uma área. Isso dará noções de gestão e fundamentação teórica nos temas comuns ao dia-a-dia na empresa.
Já o MBA executivo é recomendado a quem acumula mais experiência e é responsável por tomar decisões e traçar estratégias da empresa.
"O público-alvo do MBA executivo, nos moldes norte-americanos e europeus, é de profissionais com experiência entre dez e 25 anos e posição gerencial, em que lidam com atividades multifuncionais que abrangem planejamento estratégico e tomada de decisões", completa Anne Nemer, 41, diretora do International Executive MBA da Universidade de Pittsburgh.

Comparando programas
Para ajudar a conhecer um pouco mais o teor desses cursos, a Folha escolheu um MBA centrado em gestão e um com foco em um tema nas cinco escolas mais bem avaliadas em pesquisa Datafolha de 2007.
São FGV-SP (Fundação Getulio Vargas), USP (Universidade de São Paulo), Ibmec São Paulo, FIA (Fundação Instituto de Administração) e ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Os cursos mais procurados foram os de gestão (22%) e os de marketing (10%), diz a pesquisa.
A escolha do MBA direcionado de cada escola levou em conta critérios como demanda dos alunos -é o caso de marketing e de direito- e áreas da economia que estão aquecidas e pedem profissionais mais especializados, como finanças, varejo e construção civil.
Confira, nesta edição, como são estruturados esses programas, sua grade curricular e o que pensam ex-alunos.


Próximo Texto: Qualidade: MEC e Capes desistem da avaliação dos MBAs
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.