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FIA
Aula sobre varejo ganha público mais variado
Curso generalista também atrai profissionais de setores diversos
FLAVIA GALEMBECK
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Economia crescente, consumidor exigente, alterando a dinâmica de distribuição. Para
quem quer se aprofundar no tema, a FIA (Fundação Instituto
de Administração) tem o MBA
Varejo: Bens e Serviços.
O perfil das turmas mudou
nos últimos cinco anos. "Antes
tínhamos alunos de empresas
de varejo. Hoje, eles são 40%;
30% vêm do setor de indústria
de bens de consumo e 30% do
de serviços, principalmente do
setor bancário", explica o professor Marcos Luppe.
Segundo Luppe, a mudança
reflete a necessidade de as indústrias entenderem canais de
distribuição e a busca por novos modos de chegar ao consumidor final de serviços.
As aulas combinam teoria,
exercícios práticos, estudos de
caso e trabalhos em média a cada dois ou três meses. No trabalho de conclusão de curso, o
grupo deve aplicar os conceitos
aprendidos em uma empresa.
Um trunfo da instituição é o
Provar (Programa de Administração de Varejo), referência
em investigação do consumo e
que, desde a criação, em 1992,
publicou mais de 110 pesquisas.
Gestão empresarial
O MBA em gestão empresarial, equivalente ao executivo, é
o mais popular da FIA. Nos últimos dois anos, 811 candidatos
se inscreveram.
Características do curso que
ajudam a explicar parte do interesse são seu aspecto generalista, que o torna atraente para diversas áreas, e o enfoque dado à
visão estratégica. O conteúdo
prepara o executivo para ocupar posições gerenciais.
Esse foi o caso de Andrea
Abelleira, 32, gerente de circulação de venda avulsa da Dinap.
Formada em economia e pós-graduada em marketing, buscava um curso que desse visão
mais ampla de empresa e queria trocar experiências com
profissionais e professores.
"As discussões em sala eram
muito ricas. O aprendizado me
ajudou a desenvolver habilidades estratégicas", comenta
Abelleira, que credita sua promoção às novas habilidades.
Para enriquecer o compartilhamento de experiências entre profissionais, a instituição
busca fazer uma composição
variada de alunos.
O tempo da aula se divide entre conceitos, trabalhos em
grupo e discussão. Para acompanhar as inovações do mercado, há espaço na grade curricular para tópicos como fusões e
aquisições, passivo ambiental e
sustentabilidade. É comum que
os professores sejam profissionais do mercado.
Também há o Fórum de Gestão Empresarial, ao término do
curso, em que um grupo de cada classe apresenta um caso
real- de sucesso ou de fracasso- com as condições práticas
para a solução do caso.
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