São Paulo, domingo, 12 de outubro de 2008

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FIA

Aula sobre varejo ganha público mais variado

Curso generalista também atrai profissionais de setores diversos

FLAVIA GALEMBECK
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Economia crescente, consumidor exigente, alterando a dinâmica de distribuição. Para quem quer se aprofundar no tema, a FIA (Fundação Instituto de Administração) tem o MBA Varejo: Bens e Serviços.
O perfil das turmas mudou nos últimos cinco anos. "Antes tínhamos alunos de empresas de varejo. Hoje, eles são 40%; 30% vêm do setor de indústria de bens de consumo e 30% do de serviços, principalmente do setor bancário", explica o professor Marcos Luppe.
Segundo Luppe, a mudança reflete a necessidade de as indústrias entenderem canais de distribuição e a busca por novos modos de chegar ao consumidor final de serviços.
As aulas combinam teoria, exercícios práticos, estudos de caso e trabalhos em média a cada dois ou três meses. No trabalho de conclusão de curso, o grupo deve aplicar os conceitos aprendidos em uma empresa.
Um trunfo da instituição é o Provar (Programa de Administração de Varejo), referência em investigação do consumo e que, desde a criação, em 1992, publicou mais de 110 pesquisas.

Gestão empresarial
O MBA em gestão empresarial, equivalente ao executivo, é o mais popular da FIA. Nos últimos dois anos, 811 candidatos se inscreveram.
Características do curso que ajudam a explicar parte do interesse são seu aspecto generalista, que o torna atraente para diversas áreas, e o enfoque dado à visão estratégica. O conteúdo prepara o executivo para ocupar posições gerenciais.
Esse foi o caso de Andrea Abelleira, 32, gerente de circulação de venda avulsa da Dinap. Formada em economia e pós-graduada em marketing, buscava um curso que desse visão mais ampla de empresa e queria trocar experiências com profissionais e professores.
"As discussões em sala eram muito ricas. O aprendizado me ajudou a desenvolver habilidades estratégicas", comenta Abelleira, que credita sua promoção às novas habilidades.
Para enriquecer o compartilhamento de experiências entre profissionais, a instituição busca fazer uma composição variada de alunos.
O tempo da aula se divide entre conceitos, trabalhos em grupo e discussão. Para acompanhar as inovações do mercado, há espaço na grade curricular para tópicos como fusões e aquisições, passivo ambiental e sustentabilidade. É comum que os professores sejam profissionais do mercado.
Também há o Fórum de Gestão Empresarial, ao término do curso, em que um grupo de cada classe apresenta um caso real- de sucesso ou de fracasso- com as condições práticas para a solução do caso.


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