São Paulo, domingo, 14 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pico do Jaraguá tem vista a 1.135 metros

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A 1.135 metros de altitude -ponto culminante de São Paulo-, Mariana Souza Santos, 6, aproveita no balanço o sol da manhã e mostra, entre uma risada e outra, o gosto pelo parque, que vale até uma fantasiosa brincadeira sobre os animais que vê na mata. "Gosto dos macacos, por isso meu nome começa com M", imagina.
Os sorrisos são compartilhados pelo engenheiro eletricista Milton da Costa Santos, 49, morador do Jardim Santa Mônica, em Pirituba, que vê no Pico do Jaraguá, a 16 km do centro, o lugar ideal para a mais nova de suas duas filhas "respirar um pouco mais de ar puro" e ele mesmo sentir na capital a natureza de sua cidade natal, a litorânea Itanhaém, onde viveu até 2004.
Da entrada do Parque Estadual do Jaraguá, a Trilha do Pai Zé leva até o pico quem tem disposição de encarar 1.800 metros, boa parte dos quais em área rochosa sem cobertura vegetal. A estrada Turística do Jaraguá é a opção para quem vai de carro e também serve quem sobe a pé, porém mais longa, com 4,5 km.
Lá embaixo, na sede do parque, trilhas mais leves facilitam a vida de quem deseja passear sem precisar ser atleta. Em torno de um dos lagos onde vivem dezenas de patos, a Trilha do Lago, com 969 metros é indicada até para idosos e pessoas com deficiência física. Também tranqüila, a Trilha do Silêncio, é feita em 30 minutos, ida e volta, em 828 metros.
Mesmo mais curta, a Trilha da Bica, 800 metros, demanda um pouco mais de tempo, chegando a 45 minutos por conta do piso de terra. "Aqui respiro o ar que me falta quando vou para a cidade", resume o auxiliar de enfermagem Maurício Gomes, 31, morador da Vila Clarice, que trabalha no Hospital das Clínicas. (JP)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Saiba mais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.