São Paulo, domingo, 15 de fevereiro de 2009

Próximo Texto | Índice

ESPECIAL MÉDICOS

Eles por eles

Em pesquisa inédita feita pelo Datafolha, os próprios médicos apontam quem são os melhores em cinco especialidades

DA REPORTAGEM LOCAL

Eles entendem de suas especialidades como poucos. Estudaram nas melhores universidades do mundo, dominam técnicas novas, estão a par das pesquisas mais recentes. Mesmo assim, os 16 médicos apontados como os melhores em cinco áreas são unânimes em destacar a importância de dar a atenção devida a cada paciente.
Parece simples, mas não é o que se vê, muitas vezes, nos consultórios de médicos estrelados. Não ter pressa, preocupar-se com a pessoa e não com o sintoma, conversar bastante, não desprezar as queixas mais bobas, evitar exames em excesso são alguns dos quesitos que eles consideram indispensáveis para uma boa consulta.
Para chegar a esses 16 nomes, o Datafolha pediu a 692 médicos de São Paulo que apontassem os três melhores especialistas vivos em algumas das áreas mais procuradas em hospitais (pediatria, ginecologia, cardiologia, ortopedia e oncologia). Os entrevistados não podiam citar o próprio nome. A amostragem é representativa da distribuição dos médicos em cada especialidade. A margem de erro máxima da pesquisa é de dez pontos percentuais.
Neste caderno especial, apresentamos os perfis dos médicos que receberam a partir de 10% das citações dos próprios colegas. São todos homens; o mais novo tem apenas 40 anos e o mais velho, impressionantes 93 anos; seis são judeus e outros seis são de origem sírio-libanesa; adoram o que fazem, trabalham demais e reclamam apenas de mais tempo para a família. Conheça suas histórias nas próximas páginas.

NA INTERNET - www1.folha.uol.com.br/fsp/especial
Veja todos os médicos citados na pesquisa (só para assinantes)



Próximo Texto: Pediatria: Médico de toda a família
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.