São Paulo, domingo, 16 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Suspeito dos sequestros era cidadão libanês

DA REDAÇÃO

Um libanês é um dos supostos 19 terroristas que sequestraram os aviões usados nos atentados de terça contra os EUA.
Fontes de segurança disseram que o suspeito identificado como Ziad Samir al Jarrah, 26, cujo nome aparece entre os dos passageiros da queda do avião na Pensilvânia, é do vilarejo Al Marj, no vale do Beqaa,50 km a leste de Beirute. Um tio negou as acusações, mas conhecidos de Al Jarrah disseram que, sete anos atrás, ele deixou o Líbano e foi para a Alemanha com o objetivo de estudar para se tornar piloto de avião.
Recentemente, ele teria enviado uma carta contando que ganhara uma bolsa de estudos na Flórida, onde outros suspeitos estudaram pilotagem.
A Alemanha, um dos países que têm cooperado com o governo americano, informou que o libanês morou na cidade de Bochum, estudou engenharia aeronáutica em Hamburgo e é um dos três supostos membros de um grupo extremista que planejava ataques.
As autoridades americanas divulgaram anteontem os nomes dos homens que teriam sequestrado os aviões, mas não forneceram muito mais que datas de nascimento usadas nos documentos dos suspeitos, possíveis residências e indicação sobre quais seriam pilotos.
Tampouco houve declarações oficiais sobre a relação entre os 19 e o milionário saudita Osama bin Laden, apontado ontem pelo presidente George W. Bush como "suspeito principal" dos ataques.
Há rumores de que os terroristas seriam cidadãos da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos. Fontes do governo do Egito disseram ontem que Mohammed Atta, um dos suspeitos, é cidadão egípcio.
O FBI (polícia federal dos EUA) mobilizou 7.000 homens nas investigações. Anteontem à noite, em Nova York, foi detida para interrogatório a primeira pessoa que teria informações concretas sobre os atentados. Não foram divulgados mais detalhes, porém. Uma fonte judicial declarou que se trata do mesmo homem que fora detido na quinta-feira no aeroporto Kennedy por ter apresentado como sua uma licença de piloto que pertence a seu irmão.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: "Chega de voluntários", diz polícia
Índice


Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.