São Paulo, domingo, 16 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

EXTERIOR

Curso on-line internacional é opção a viagem

Mais econômico, programa tem grade equivalente à do presencial

JORDANA VIOTTO

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O desejo de conseguir uma posição fora do Brasil levou Alessandra Alonso, 35, a buscar um MBA em uma instituição internacional.
No entanto, ela não queria deixar seu trabalho. Assim, escolheu um programa "blended", em que a maior parte do conteúdo é cumprido pela internet -algumas reuniões presenciais são realizadas durante o curso.
O fato de ser on-line não significa uma carga horária mais leve. O currículo é o mesmo do MBA presencial de meio período da instituição onde estuda, a IE Business School, sediada na Espanha.
"Ambos exigem dos alunos de 18 a 22 horas semanais", comenta Newton Campos, responsável pela modalidade "blended" da IE no Brasil.
A diversidade nos preços, porém, pode pesar na escolha. Em geral, cursos on-line são mais baratos que os presenciais, sem contar os custos de estadia no exterior.
Além da IE, outras entidades têm programas a distância que procuram replicar a prática presencial no mundo virtual. Um exemplo é a W.P. Carey School of Business, da Universidade do Estado do Arizona, no Arizona (EUA).
Tanto o programa "full time" (tempo integral) presencial como o on-line possuem a mesma quantidade de conteúdo. A diferença é que, no segundo, o participante tem 22 meses para finalizar os estudos, um a mais na comparação com o primeiro.

BAGAGEM
O perfil dos alunos que optam por MBAs a distância é o de profissionais em fase mais avançada na carreira, que não querem parar de trabalhar para estudar.
Na Babson College (Massachusetts, EUA), quem faz programas presenciais tem, em média, cinco anos de experiência profissional, contra dez anos de quem opta pela modalidade on-line.
Fazer um curso a distância não desabona o currículo do profissional, dizem especialistas. "O que importa é a bagagem adquirida", assinala Jacqueline Resch, da Resch Recursos Humanos.
A desvantagem, segundo Renata Filippi, sócia-diretora da consultoria Mariaca, "pode estar na menor interação com outros estudantes".
Ferramentas on-line e encontros presenciais periódicos dão conta do intercâmbio entre os alunos, assegura a estudante Alonso. Mas, para aproveitar as aulas e não se perder no curso, "é preciso ter disciplina e maturidade".


Texto Anterior: Cursos
Próximo Texto: Suporte: Crédito bancou curso
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.