São Paulo, quinta, 17 de abril de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRIMEIROS PASSOS
Computador vem pronto para navegação

GISELE RIBEIRO
free-lance para a Folha

Para navegar na Internet é preciso um micro, um modem, um programa de navegação, uma linha telefônica e uma conta em um provedor de acesso.
O micro deve ser baseado em, pelo menos, um processador tipo Pentium de 166 MHz. Há modelos mais lentos e baratos, mas o custo/benefício do 166 compensa.
Dê preferência a máquinas mais completas, com 16 Mbytes de memória -é também em função disso que as tela com imagens e gráficos vão aparecer no monitor mais rapidamente.
O modem, que transmite os dados do computador por telefone, deve ter velocidade a partir de 28,8 mil bps -micros mais novos já vêm com modem de 33,3 mil bps.
Há modelos (leia quadro) que já vêm prontos para o usuário navegar. Além dos equipamentos, incluem horas de acesso grátis e programa de navegação. Basta ligar na tomada e na linha telefônica.
O navegador deve ser acertado. Os campos que precisam ser preenchidos aparecerão na primeira vez que você for usar o programa. É só seguir as instruções.
Alguns micros já estão com os dados do provedor de acesso configurados. Você só tem de preencher os campos de usuário e número do telefone.
Durante o período de acesso gratuito, pode-se usar o suporte técnico do provedor. Depois, você é livre para assinar ou não o serviço.
Para aqueles que já têm micro e só precisam do modem para se conectar, há três tipos no mercado: o interno (placa), o externo (plugado ao micro) e o cartão PCMCIA (indicado para notebooks).
As marcas mais conhecidas de modems são US Robotics Sportster, Motorola, Rockwell, Global Village, IBM, Diamond e Trellis.

Onde encontrar - US Robotics, tel. (011) 862-4323; Motorola, tel. (011) 838-5173; Diamond/Newtech, tel. (011) 3061-0123; Trellis, tel. (011) 280-0733

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã