São Paulo, quinta, 17 de abril de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REALIDADE CIBERNÉTICA
Navegadores exibem mundos virtuais

do Universo Online

Se ainda não é possível entrar dentro do computador, como no filme "Tron", o usuário já pode pelo menos interagir com mundos virtuais a partir seu navegador da World Wide Web, parte multimídia da Internet.
Todos os novos navegadores já são capazes de exibir páginas construídas em "VRML" (Virtual Reality Modeling Language), uma linguagem que tenta se firmar como padrão de páginas de realidade virtual na Internet.
Se essa intenção ainda não logrou, isso se deve menos pelos recursos da linguagem (bastantes bons até) e mais pelo número ínfimo de provedores de informação que estão criando páginas com ela. Uma explicação para isso é o tempo para o carregamento das páginas, normalmente muito elevado.
Uma boa visão sobre "VRML" pode ser obtida no endereço http://home.netscape.com/eng/live3d/howto/vrml-primer-body.html.
Outros produtos já se tornaram bastante conhecidos na Web, aproveitando tecnologias já existentes de autoria de multimídia e realidade virtual.
O mais conhecido é o "Shockwave", da Macromedia (http://www.macromedia.com), um plug in para o "Netscape Navigator" e para o "Microsoft Internet Explorer", que permite a utilizar, na Internet, de módulos construídos com "Director", "FreeHand" ou "Authorware" (leia texto nesta página) (PFSJ)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã