São Paulo, quinta, 17 de abril de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NA EDUCAÇÃO
Estudar com o micro fica bem mais fácil

LUÍS PEREZ
da Reportagem Local

"Simplifiquemos a gramática antes que ela nos simplifique." Essa frase do escritor Gabriel García Márquez é citada em um dicionário multilíngue da Internet, entre muitos outros sites que surgem, praticamente todos os dias, para ajudar os estudantes.
O internauta de qualquer idade -da alfabetização à pós-graduação- encontra na rede várias ferramentas. De aulas on line, contatos de professores e centrais de dúvidas a obras de referência, mapas, tabelas e sites de personalidades.
Como em quase toda a Internet, procurar endereços sobre educação é uma viagem que não acaba mais. Entre os sites disponíveis, muitos "junk links", endereços absolutamente inúteis, em que o estudante pode perder tempo.
Para começar, é preciso procurar sites ``educativos'' em endereços de instituições confiáveis -grandes cursos, escolas ou associações.
Cuidados
Outro conselho é nunca fazer "download" (captura de programas) em sites suspeitos. No mais, é claro que ficou muito mais fácil estudar pela rede. O estudante hoje pode ser acompanhado da pré-escola ao mercado de trabalho.
Embora sejam abertas novas páginas de estudo em português todos os dias, informações mais valiosas -como ocorre com livros- ainda só podem ser encontradas em outros idiomas.
É o caso da página da Nasa (National Aeronautic and Space Administration), a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos EUA, que traz um link específico para programas educacionais.
Uma versão européia da Nasa é a European Space Agency, site italiano que também fornece informações para aficionados em astronomia e assuntos afins.
Quem ainda não chegou à faculdade tem no site do Etapa -que é cursinho e colégio- provas resolvidas dos principais vestibulares.
Entre os exames que estão nesse endereço, há os da Fuvest, Unicamp e ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).
O estudante pode ainda fazer inúmeras consultas que, tempos atrás, levaria um dia inteiro -como listas de aprovados, notas de corte e cálculo sobre suas chances de ingressar em uma universidade.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã