São Paulo, domingo, 17 de agosto de 2008

Texto Anterior | Índice

Projetos de revitalização têm pouco resultado

EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Dois projetos de revitalização do centro estão em andamento, mas apresentam, até agora, poucos resultados.
O Nova Luz, que pretende acabar com a cracolândia, patina devido à dificuldade da prefeitura em fazer as desapropriações de áreas necessárias para a construção de um novo bairro. Na Liberdade, um projeto bancado pela iniciativa privada também anda a passos lentos. Poucos patrocinadores, até agora, se interessaram.
Na Nova Luz, a prefeitura estimula a instalação de empresas de tecnologia e comunicação com incentivos fiscais. Também há estímulos para obras de construção civil. Porém, até agora -o projeto foi lançado em 2005-, só uma empresa se instalou na área, embora outras 23 já tenham se habilitado a receber os incentivos fiscais prometidos por lei.
Mesmo com a lentidão do processo, a prefeitura pretende ampliar a área de concessão de incentivos. O projeto de lei tramita na Câmara Municipal. O governo pretende enviar ainda à Câmara outro projeto, para permitir a chamada concessão urbanística. A idéia é transferir para a iniciativa privada o direito de fazer desapropriações -medida inédita no Brasil.
Na Liberdade, a idéia, lançada pelo arquiteto Márcio Lupion e pelo Instituto Paulo Kobayashi, é reformar as fachadas dos imóveis dando características orientais. O banco Bradesco comprou uma das cotas, suficiente para 10% do projeto -são dez cotas de R$ 5,5 milhões cada uma. Lupion estima concluir a primeira etapa até o final de 2009. Todo o projeto de revitalização da Liberdade estaria pronto em cinco anos.


Texto Anterior: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.