São Paulo, domingo, 18 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARREIRA

Maturidade é chave para o crescimento

Após o curso, profissionais sentem mais segurança para tomar decisões e chegam a promoção

MARIANA BERGEL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Crescimento profissional, um dos objetivos de quem faz especialização em gestão, também é seu principal resultado, afirmam 44% dos entrevistados pelo Datafolha.
E se traduz especialmente em maturidade, dizem 18% deles, que avaliam ter sentido mais segurança e embasamento para tomar decisões.
"As pessoas passaram a confiar mais em mim", concorda Maximiano Xavier, 41, executivo de atendimento de uma emissora de televisão. "O curso me deu conhecimento em áreas que interferem no dia a dia das empresas com que me relaciono."
Menos de um ano depois, ele foi promovido -o que reforça o segundo índice de crescimento mais citado pelos entrevistados (12%).
"A partir do momento em que o indivíduo se dedica e se esforça tanto para fazer MBA, já ganha um diferencial, pois todos sabem que ele investiu tempo e esforço financeiro nisso", explica Fernando Viriato, diretor de RH da Accor Hospitality América Latina.
O terceiro aspecto mais citado na pesquisa foi o respeito e a valorização profissional (7%). Para Mariá Giuliese, diretora-executiva da consultoria Lens e Minarelli, o impacto na autoestima é direto, e isso se reflete em sucesso.
"Ele se posiciona mais e é mais bem percebido por pares e superiores", opina.

Na prática
Para chegar a isso, ela ressalta que é fundamental saber claramente qual é o motivo da busca do MBA e o momento certo para cursá-lo. "A escolha tem de estar alinhada com um projeto de carreira a longo prazo, senão o profissional vai gastar dinheiro à toa", afirma.
Segundo especialistas, para ter bons resultados após o curso é preciso, em primeiro lugar, atentar para sua qualidade. Uma boa especialização deve permitir que o aluno aprenda de forma prática -como em estudos de caso.
"É preciso identificar claramente o problema, estabelecer uma meta, coletar informações para analisá-lo e estabelecer um plano de ação que elimine suas causas", caracteriza Irineu Gianesi, diretor acadêmico de pós-graduação "lato sensu" do Insper (ex-Ibmec-SP).
É esse estudo aprofundado da gestão de negócios que permite ao profissional ter mais maturidade para tomar decisões. "Ele vai se sentindo mais seguro", opina Vicente Ferreira, vice-diretor de educação executiva do Coppead UFRJ (instituto de pós-graduação e pesquisa em administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro).


Texto Anterior: Bióloga de olho na área de gestão
Próximo Texto: Gestão do tempo ajuda a subir
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.