São Paulo, quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aos 25, estádio de rodeios está descaracterizado

Megacamarotes interferem nas arquibancadas projetadas por Niemeyer

DO ENVIADO A BARRETOS

Ele ficou nacionalmente conhecido pelo formato de ferradura e, na época, foi revolucionário. O estádio de rodeios do Parque do Peão de Barretos, principal expoente do projeto desenvolvido pelo arquiteto Oscar Niemeyer no verão de 1985, sofre com a descaracterização de seu desenho original.
Isso leva alguns integrantes de Os Independentes, entidade que organiza a festa, a cobrar da diretoria a readequação do estádio.
Os problemas no estádio são três, todos ligados a camarotes -áreas pagas utilizadas por empresas dentro do recinto destinado a shows e provas do rodeio.
O primeiro deles é um megacamarote vertical criado no fundo dos bretes do lado oposto ao palco, que impede uma visão global do estádio a quem nele entra pelos dois acessos principais.
"Perdeu-se, com essa obra, a surpresa de o visitante entrar e ver um belo estádio, já que há uma parede, um grande obstáculo, que impede a visão. O clube sabe que está errado e que precisa corrigir esse desvirtuamento", afirmou o vice-prefeito Mussa Calil Neto, que presidiu Os Independentes entre 1984 e 85, quando Niemeyer elaborou o projeto.
O segundo questionamento é o do camarote da Brahma na parte baixa do estádio, o único que rompe com a simetria das arquibancadas.
Por fim, os camarotes empresariais (53, ao todo), ainda tubulares, não contemplam o projeto original do arquiteto, que afirmou "lamentar" as alterações em seu trabalho. Pelo projeto, esses camarotes deveriam se sobrepor às arquibancadas e não "comer" parte delas.
O Parque do Peão surgiu de uma visita de Calil Neto com integrantes do clube ao Rio de Janeiro, no final de 1984. Lá, o grupo teve um encontro com Niemeyer.
Três meses depois, o arquiteto entregou a proposta. O estádio só foi concluído, porém, em 1989, quando João Paulo Nogueira era o presidente de Os Independentes. Até então, as arquibancadas eram tubulares.
A organização da festa diz reconhecer os problemas e afirma que há a intenção de resolvê-los nas próximas edições do evento.
(MARCELO TOLEDO)


Texto Anterior: FOLHA.com
Próximo Texto: Presidente diz que falta verba para bancar a remodelação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.