São Paulo, quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Começa a disputa entre Estados

Peões de touros fazem também a etapa final do Circuito Barretos e o International Rodeo

DO ENVIADO A BARRETOS

Sai o "qualifying", responsável por ter descoberto os últimos campeões do Barretos International Rodeo, e entra o Top Brasil entre Estados, aposta da organização da Festa do Peão de Boiadeiro para alavancar os rodeios.
Assim como nos últimos anos, a festa terá mais duas competições em touros em seus 11 dias. Enquanto em 2009 o CBR (Circuito Barretos de Rodeio) ocupou duas das três datas, com as finais de 2009 e a primeira etapa da 2010, neste ano o circuito só terá a disputa da fase final, de hoje a domingo.
Também sai a Copa do Mundo, disputada em 2009, que dará lugar à volta do Barretos International Rodeo. A novidade é a estreia da disputa de Estados.
A fase final do CBR terá a participação de 30 competidores. No mesmo período, acontecerão as finais da ANTT (Associação Nacional de Três Tambores) e as provas de bulldog e team penning -as três em cavalos.
De segunda a quarta-feiras, entram na arena os 75 peões em touros, cinco de cada equipe, representando seus Estados no Top Brasil.
A expectativa do diretor de rodeio de Os Independentes, Marcos Abud, é que o torneio emplaque e passe a ser disputado no primeiro final de semana, considerado "mais nobre" que a data deste ano.
"Tem tudo para ir muito bem, porque o público verá o peão de seu Estado, com sua bandeira. Vai se identificar."
A copa será disputada, também, como forma de qualificação para o principal rodeio: as três equipes mais bem colocadas estarão na fase internacional, entre os dias 26 e 29. Outro que passará para essa fase é o peão que obtiver a maior nota em toda a competição, independentemente de seu Estado ter se classificado ou não.
Além dos 16, outros 20 peões pré-classificados do CBR se juntarão aos oito estrangeiros confirmados neste ano: cinco dos EUA, dois franceses e um italiano.
De 27 a 29, ocorrerão as disputas de três tambores, bulldog, team penning, cutiano, sela americana e bareback, além do Mundialito de Três Tambores. Todas disputadas em cavalos.
O que vai faltar é o quali fying, torneio que selecionava peões para a competição internacional e revelou campeões como Francisco Silveira, em 2005. Segundo Abud, a organização estuda formas de voltar a fazer o qualifying, possivelmente nas datas em que neste ano ocorrerá o Top Brasil -caso este passe para o primeiro final de semana.
O primeiro a vencer a fase internacional, em 93, foi Tuff Hedeman (EUA), já aposentado, que será homenageado na festa. (MARCELO TOLEDO)


Texto Anterior: Opinião/Música caipira: Nas arenas de Barretos, a cultura não para jamais
Próximo Texto: Campeão de 2009 ainda é desconhecido
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.