São Paulo, domingo, 19 de setembro de 2010

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

GUIA DAS PROFISSÕES

Faça sua escolha

Guia apresenta a vestibulando cursos que despontam como tendência em diversas áreas do conhecimento

Marcelo Justo/Folhapress
Laboratório do Inpe usado por engenheiros aeroespaciais

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com as empresas cada vez mais à procura de profissionais especializados, as instituições de ensino superior resolveram investir na criação de cursos mais específicos.
Para definir as dez graduações recém-lançadas apresentadas neste guia, a reportagem entrevistou coordenadores de faculdades, especialistas e universitários, além de profissionais que já atuam nessas áreas.
A partir do que eles disseram, foram levantadas as novas profissões que estão em alta, as possibilidades de emprego, os programas de estágio oferecidos pelas universidades, além das empresas e instituições em que os profissionais poderão atuar.
Com base nessas informações, as dez carreiras deste guia foram definidas. De agroecologia a produção musical, passando por engenharia aeroespacial e gerontologia, os vestibulandos podem encontrar carreiras promissoras e com potencial de empregabilidade.

RECONHECIMENTO
Antes de escolher o curso, entretanto, o vestibulando deve ficar atento para saber se ele será reconhecido pelo Ministério da Educação. A dica é de Marcelo Feres, diretor-substituto de regulação da educação profissional e tecnológica do MEC.
Quando uma universidade lança um curso, o ministério pode reconhecer ou não o experimento. O aluno deve pedir essa informação para a própria instituição de ensino que oferece a graduação.
O reconhecimento indica se o curso terá continuidade ou se concederá diploma apenas para as turmas já existentes, encerrando a oferta para as próximas.
Tiago Woitas, gerente da Catho Educação, orienta ainda o aluno a pesquisar o histórico da instituição de ensino que oferece a graduação.
Depois, ele deve conversar com profissionais que já atuam no mercado e identificar as principais habilidades que a profissão exige.
Ivany Antiqueira, consultora de recursos humanos da assessoria Haygroup, aconselha os vestibulandos a verificar se os novos cursos oferecem programas de estágio. "O estágio dá segurança para o estudante", afirma.
Na página 26, o pedagogo Silvio Bock, diretor da empresa de orientação profissional Nace, dá mais dicas sobre como não errar na escolha da graduação. (ALADIM GONÇALVES, ANA PAULA ANJOS, GERMANO ASSAD e THIAGO AZANHA)


Próximo Texto: 140 caracteres: Twitter inspirou questões
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.