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Consumidor é jovem, vive no
Sul e prefere o tinto ao branco
O grande bebedor de vinho no Brasil é jovem, vive na região Sul e tem
renda familiar mensal maior que 20 salários mínimos.
Pesquisa nacional realizada pelo Datafolha mostra que 37% dos
brasileiros afirmam beber vinho.
O índice é tanto maior quanto mais novo o entrevistado: 44% entre 16 e
24 anos, 40% entre 25 e 34, 38% entre 35 e 44 anos, 29% entre 45 e 59
anos e 23% entre os com idade superior a 60 anos.
Entre os que bebem, entretanto, os mais velhos são os mais fiéis _23%
consomem vinho cinco vezes ou mais por mês.
Essa frequência, em geral, cai com a idade (21% em 45 e 59 anos, 15%
entre 35 e 44 anos, 11% entre 34 e 25 anos e 13% entre 16 e 14 anos).
Os resultados indicam que o consumo de vinho pode se tornar um hábito
cada vez mais comum entre os brasileiros _claro que isso depende de os
importadores e produtores nacionais conseguirem manter o jovem
consumidor.
Embora o consumo não seja nada desprezível entre os mais pobres (35%
entre os que têm renda familiar mensal maior que dez mínimos), beber
vinho é um hábito que se mostra auxiliado pelo bolso: quando a faixa de
renda é superior a 20 salários mínimos mensais, 53% afirmam consumir
vinho.
Ou seja, o mercado pode crescer, caso o país consiga distribuir melhor a
renda, engordando o poder aquisitivo da população dos mais pobres.
Na divisão por região, a pesquisa transforma em números o que a intuição
já indicava.
No Sul, área de imigração italiana e alemã, onde se concentra a maior
parte da produção nacional, 47% afirmam beber vinho. Bate, de longe, as
regiões Sudeste (38%), Nordeste (33%) e Norte e Centro-Oeste (30%).
O tinto é o vinho predileto de 53% dos brasileiros. O branco, de 25%, e
o rosé, de 18%. Entre os entrevistados com escolaridade superior, o
branco vira o jogo: é o preferido de 42%, contra o indíce de 37% obtidos
pelo tinto.
A pesquisa ouviu 3.811 pessoas, em 161 municípios, nos dias 5 e 6 de
maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para
menos, dentro de um intervalo de confiança de 95%. (HCS)
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