São Paulo, quinta-feira, 20 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Congresso dos EUA analisa lei para estrangeiros

DO "THE INDEPENDENT"

O Congresso dos Estados Unidos vai começar a analisar hoje uma controversa proposta de lei que daria às autoridades do país o direito de prender estrangeiros considerados suspeitos de terrorismo, assim como deportá-los sem apresentar qualquer tipo de evidência ou prova.
De acordo com a proposta do Departamento de Justiça feita depois dos ataques de terça passada, a única chance de apelação contra um processo de extradição seria na hora de saída do país.
A proposta está ganhando fôlego na onda de forte patriotismo que vem crescendo desde os atentados. Mas com a enorme pressão no governo Bush e no Congresso para que "façam alguma coisa", grupos que defendem as liberdades civis temem que o governo possa reagir à tragédia com uma legislação que infrinja direitos constitucionais.
As regras do Serviço Nacional de Imigração já permitem que qualquer pessoa que não tenha permissão legal para estar nos EUA seja detida por tempo ilimitado em "circunstâncias extraordinárias", como poderia ser qualificada a situação atual.
Desde os ataques em Nova York e Washington, há uma onda de violência contra pessoas de origem ou aparência árabe, resultando em espancamentos e mortes.
Indianos que seguem a religião sikh -que também exige o uso de turbantes- já relataram mais de 200 casos de agressão desde a semana passada.
Só no domingo, duas pessoas foram mortas por motivos raciais. Na Califórnia, um cristão egípcio foi morto dentro do seu açougue. No Texas, um muçulmano paquistanês também foi morto em sua loja.



Texto Anterior: Homenagem: Nova York quer reconstruir torres
Próximo Texto: Giuliani pode prorrogar mandato como prefeito
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.