São Paulo, domingo, 20 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FISIOTERAPIA

ATUAÇÃO ESTENDE-SE A ATIVIDADES NO ESPORTE E NA INDÚSTRIA

Profissional identifica e previne problema motor

DA REPORTAGEM LOCAL

Diferentemente do que podem pensar os vestibulandos, o fisioterapeuta não é apenas o encarregado da reabilitação de pacientes com problemas motores -apesar de essa ser uma das suas atribuições mais importantes.
Na área clínica, a mais tradicional, a função do fisioterapeuta é identificar, a partir do diagnóstico de uma doença feito pelo médico, que danos motores o paciente sofreu e elaborar um programa de tratamento. "Após o diagnóstico de derrame cerebral, o fisioterapeuta descobrirá que tipo de problemas o paciente adquiriu e tentará melhorar suas condições", disse Stella Mattiello Rosa, coordenadora do curso da UFSCar.
Para evitar o aparecimento de lesões por esforço repetitivo, sobretudo em empresas, o fisioterapeuta analisa em que posições o funcionário trabalha e que tipos de dano podem ser causados.
Na fisioterapia esportiva, o profissional atua para evitar e previnir lesões decorrentes da atividade física dos atletas.
Em hospitais, tentam evitar que pacientes obrigados a permanecer na cama por muito tempo tenham a musculatura atrofiada, além de cuidarem da parte respiratória dos hospitalizados. "O ser humano produz cerca de dois litros de secreção por dia. Pessoas acamadas tendem a acumulá-la e existem técnicas para ajudar a limpar o pulmão", disse Lucimeire Cortinovis Vieira, fisioterapeuta do hospital São Luís.


Texto Anterior: Trabalho em Grupo
Próximo Texto: Se você gosta de Fisioterapia,
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.