São Paulo, domingo, 20 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ZOOTECNIA

CURSO SUPERIOR ENSINA MANEJO, MAS NÃO PRÁTICA CURATIVA

Aumento da produção animal é principal objetivo

DA REPORTAGEM LOCAL

Por trás de grandes criações de animais produtores -de leite, de ovos ou de carne, por exemplo-, quase sempre está o trabalho do zootecnista. Esse profissional, cujo objetivo é melhorar e aumentar a produção animal, cuida dos diversos aspectos que possam interferir na produtividade, desde o nascimento até a hora do abate.
Cabe ao zootecnista a responsabilidade pela alimentação dos animais e, portanto, pelo desenvolvimento de rações. O aluno adquire no curso conhecimentos sobre solos, pastos e técnicas de irrigação, além de ter de assistir a aulas de computação e cálculo.
Outra função do profissional é projetar instalações para abrigos. "O conforto dos animais interfere na produção. O zootecnista estuda a influência da luminosidade, do vento e do calor nos animais", disse Ana Silvia Alves Meira Tavares Moura, professora do curso na Unesp de Botucatu.
A área de marketing especializado e assessoria pós-venda é a que Gabriel Toledo, 21, aluno da USP, deseja seguir. Como alguns insumos e equipamentos são muito específicos, a função do zootecnista é ajudar o criador no uso dos produtos. Toledo presta assessoria a fazendeiros da região de Pirassununga (SP). "Nós montamos o projeto para que haja um aumento da produtividade."
No curso de zootecnia, o aluno aprende o manejo de animais, mas não as práticas curativas, ensinadas em veterinária.


Texto Anterior: Mercado/Exame
Próximo Texto: Escolha
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.